Desde ontem, quarta-feira (21), a campanha “Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil”, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), está presente nas principais redes varejistas do País. O projeto-piloto, lançado terça-feira (20), no supermercado Apolo, no Shopping L’America, em Bento Gonçalves, busca posicionar a categoria vinhos do Brasil no chamado auto-serviço, canal com maior comercialização e circulação de consumidores. “A ação também terá um caráter educativo, pois os promotores serão alunos de cursos de sommeliers e de enologia, aptos a falar com amplo conhecimento sobre a diversidade e a qualidade da produção nacional de vinhos”, observa o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
O reforço da marca Vinhos do Brasil no Ponto de Venda (PDV) alcançará médias e grandes redes de supermercados em Porto Alegre, São Paulo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves durante um período de 45 dias. Serão 80 supermercados das redes Pão de Açúcar /Extra (SP e RS), Carrefour (SP e RS), Wal-Mart/Big/Nacional (SP e RS), Zaffari (RS), Apolo (RS), Imec (RS) e Sonda (SP). “Iremos reforçar a nova imagem da categoria Vinhos do Brasil junto aos consumidores nos pontos de vendas dos produtos, justamente na melhor época de comercialização para o setor”, comenta Bertolini. Uma campanha de outdoors da marca Vinhos do Brasil reforçará a iniciativa.
A estratégia é gerar atratividade para o Ponto Natural da categoria de vinhos nos supermercados, criando uma sinalização diferenciada da categoria de vinhos, identificando e valorizando os produtos brasileiros. Neste mesmo ponto de venda, responsável pela comercialização de duas entre três garrafas de vinhos brasileiros no ano passado, serão colocados Pontos Extras, suscitando curiosidade e abrindo um canal de informação e relacionamento com os consumidores sobre os vinhos brasileiros.
Este projeto-piloto de Trade Marketing foi formatado a partir da criação de um Comitê de Mercado, formado por representantes das principais associações do setor vitivinícola brasileiro, dirigentes da área comercial voltados ao mercado e por membros das empresas que comercializam vinho engarrafado. A consultoria técnica é da empresa Sant’Anna Inamoto, especializada em Inteligência e Gestão de Trade Marketing. Entre seus clientes estão Ambev, Alpargatas, Mabel e Johnson&Johnson. “O comitê debateu, decidiu e agora vai implementar melhores práticas relacionadas ao PDV para que o setor alcance uma vantagem competitiva quando comparado aos concorrentes”, destaca o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.
Neste primeiro momento, oito vinícolas participarão da iniciativa coletiva, pioneira no País: Aliança, Aurora, Domno, Garibaldi, Miolo, Mioranza, Perini e Salton. Todos os 80 supermercados receberão a ambientação Vinhos do Brasil no chamado “ponto natural”, ou seja, nas prateleiras (gôndolas) onde estão instalados os vinhos nacionais. Em forma de rodízio, sempre de quarta a domingo, as lojas ganharão um “ponto extra” Vinhos do Brasil, com degustações conduzidas por uma equipe de alunos dos cursos de sommeliers e gastronomia do Senac de São Paulo e do Rio Grande do Sul, da Unisinos (RS) e da Escola de Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Bento Gonçalves. Um balcão modulável será colocado nos supermercados, surpreendendo os consumidores e disponibilizando informações ao público sobre os vinhos brasileiros, com dicas de consumo, harmonizações e detalhamento dos produtos.
Esta é a primeira fase de um plano de ação que envolverá toda cadeia de comercialização do vinho a partir do próximo ano, quando o projeto atingirá uma nova etapa, chegando a restaurantes, distribuidores e atacados.
Em novembro e dezembro deste ano, o projeto terá uma ação piloto para lojas especializadas, no aeroporto de Guarulhos. Será no Dufry-Duty Free, com degustação dos produtos de marcas atualmente comercializadas no local, Miolo Casa Valduga e Lidio Carraro.
Segundo a gerente de promoção comercial do Projeto Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, o Ibravin promoverá ainda a ambientação nas gôndolas dos vinhos brasileiros nas lojas “Do Brasil” do embarque internacional do aeroporto de Guarulhos. “Queremos aumentar a visibilidade da categoria Vinhos do Brasil, ampliando as vendas dos produtos listados e contribuindo para a inclusão de novos itens, de outras vinícolas, no portfólio de produtos do Duty Free”, ressalta Andreia.
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