sábado, 17 de outubro de 2009

Jantar com Filipa Pato

Lize Jung é quem me informa: dia 20, terça-feira, a imposrtadora Porto a Porto, recentemente inaugurada em Porto Alegre, realizará seu primeiro evento e será um jantar com vinhos Filipa Pato. A própria enóloga portuguesa Filipa Pato estará presentante, apresentando seus produtos.
O Wine Dinner será no restaurante Orquestra de Panelas (R. Padre Chagas, 196) às 20h. No menu: couvert com espumante Filipa Pato 3B; entrada: camarões com crosta de espinafre harmonização com vinho branco Ensaios Filipa Pato; 1º prato: risoto de bacalhau com vinho tinto Ensaios Filipa Pato; 2º prato: vitela ao molho de vinho harmonizado com Lokal Sílex: sobremesa: tortinha de maçã com vinho do porto FLP. Informações pelo fone: (51) 3072.5899.
Filipa Pato é integrante da nova geração de vinhateiros portugueses, enóloga, é filha de Luís Pato, um dos maiores e mais respeitados vinicultores portugueses. Desde 2001, dedica-se à elaboração de tintos e brancos e destaca-se como um novo talento entre os produtores das regiões da Bairrada e do Dão de Portugal.
Sobre os vinhos Filipa Pato: além de explorar as castas portuguesas, os vinhos de Filipa são feitos, segundo ela, com a preocupação em investigar o passado e em incorporar novas tecnologias ao processo de produção. A linha Ensaios FP compreende as versões Tinto, elaborado a partir da Touriga Nacional, Jaen e Baga; e Branco, produzido com as uvas Arinto e Bical. A enóloga também assina o Lokal Calcário, feito a partir da Baga, e o Lokal Sílex – um corte de 75% de Touriga Nacional e 25% de Alfrocheiro Preto. O Espumante 3B é outra criação de Filipa, para a qual ela apostou nas castas Baga e Bical.
Recentemente, Filipa e o pai Luis Pato apresentaram o FLP 2008, primeiro vinho assinado pela dupla. Pai e filha uniram esforços para criar um vinho elaborado à base de uvas brancas, congeladas, que preserva o aroma das castas e da região. O FLP 2008 entrou, este ano, na lista de vinhos do inovador restaurante The Fat Duck, na Inglaterra, considerado um dos três melhores do mundo. Considerado um vinho ‘de autor’, o FLP 2008 harmoniza muito bem com a cozinha molecular e oriental, além de foie gras, sobremesas e frutas naturais. Todos os rótulos chegam ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Nenhum comentário: