sábado, 24 de outubro de 2009

Seis vinhos brasileiros degustados na Itália

Neste final de semana acontece a primeira degustação exclusiva de vinhos e espumantes brasileiros na Itália. A realização é da Fisar (Federação Italiana de Sommelier), em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Projeto Wines From Brazil (WFB), desenvolvido com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os seis rótulos verde-amarelos que serão apreciados em Turim, no Piemonte, terra dos Barolos e Barbarescos, foram escolhidos após uma rigorosa seleção que degustou 85 vinhos e espumantes de 35 vinícolas nacionais participantes do WFB.
Os produtos selecionados – um rótulo de cada categoria – serão apresentados a 40 formadores de opinião pelo sommelier Roberto Rabachino, dentro da programação da Wine Show de Torino, que ocorre de 24 a 26 de outubro. São eles: Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva; Cordelier Espumante Brut; Panizzon Espumante Brut Rosé; Panizzon Espumante Moscatel; Miolo Wine Group Merlot Terroir; e Salton Talento.
Além de degustação destes vinhos e espumantes, marcada para este domingo (25), em Turim, haverá uma apresentação da diversidade de terroirs do Brasil, destacando a produção crescente do País, a melhora constante de qualidade e as recentes conquistas do vinho brasileiro, que recebeu mais de 2 mil premiações nos últimos anos.
A gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, diz que esta é a primeira atividade da parceria formalizada por ocasião da visita do Rabachino ao Brasil este ano, quando foram formados mais de 300 alunos do curso de sommelier internacional da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. “Com certeza teremos outras ações de promoção do vinho brasileiro na Itália no próximo ano”, afirma Andreia, valorizando o trabalho realizado pelo presidente da Federação de Sommeliers Internacionais do Brasil (FIS-Brasil), o sommelier, enólogo e engenheiro agrônomo Jefferson Sancineto Nunes.

Nenhum comentário: