terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cordeiro e vinho cabernet sauvignon na Guatambu

Uma “parrillada” de cordeiro, acompanhada por vinho cabernet sauvignon Rastros do Pampa, marcou o almoço que Valter José Pötter e sua filha, a enóloga Gabriela Pötter, ofereceram à comitiva de jornalistas e técnicos estrangeiros que vieram conhecer a genética hereford e braford na Estância Guatambu, em Dom Pedrito. No domingo, dia 11 de outubro, a Guatambu recebeu jornalistas e formadores de opinião da Rússia, China, Paraguay, Canadá e Uruguai, através do projeto Imagem da Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). A ação tem o objetivo de contribuir para a construção da imagem do Brasil como grande produtor de genética Hereford e Braford. “A Estância Guatambu é uma propriedade de referência nas raças Hereford e Braford, por isso, não poderíamos deixar de mostrá-la ao grupo – explicou Fernando Schwanke, gerente executivo da BHB.
Entre os integrantes do grupo estavam diretores de duas das maiores empresas russas de importação de genética, a EURO AGROUNION e a AGRORESURS. Seus diretores técnicos, Igor Oskolkov e Ivan Goncharov, ficaram impressionados com a qualidade e o padrão do rebanho da Guatambu, e decidiram empenhar esforços para importar para Rússia novilhas da Estância. O governo russo disponibilizou US$ 750 milhões para financiar o melhoramento do rebanho bovino do país e o Brasil tem um grande potencial para se inserir neste mercado. Chamou a atenção dos visitantes também o vinho Rastros do Pampa, lançado pela Estância Guatambu em abril, em comemoração a meio século de fundação. O Cabernet Sauvignon foi degustado durante o almoço da Guatambu, harmonizado com parrilla de cordeiro.
O projeto BHB tem como objetivo a promoção comercial internacional da genética destas raças e de produtos afins, e conta com a participação de 21 empresas brasileiras. A partir da recepção de jornalistas e formadores de opinião de mercados específicos, pretende criar um diferencial em relação aos concorrentes por meio da construção de uma imagem positiva e da percepção adequada do potencial brasileiro neste setor.
Nos próximos dias, a comitiva irá visitar em Bagé o Frigorífico Mercosul, a Embrapa Pecuária Sul, além de participarem da programação da Exposição Nacional do Hereford de Bagé. Entre os jornalistas, estava o uruguaio Gustavo Espiñeira, que escreve para o Pravda Lusófono on line.

Nenhum comentário: