Seis vinícolas brasileiras participam da Anuga, que abriu neste sábado (10) e segue até quarta-feira (14), em Colônia, na Alemanha, o segundo importador de vinhos da União Europeia e o 4º país em consumo da bebida, com 24,3 litros por pessoa ao ano. Aurora, Boscato, Casa Valduga, Irmãos Basso, Miolo e Salton integram o estande coletivo do Projeto Setorial Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e o Sebrae-RS também apóiam a participação das empresas gaúchas no espaço coletivo. Esta é a terceira participação consecutiva do Wines From Brazil na Anuga, a maior e mais importante feira de alimentos e bebidas do mundo, conhecido como um evento que contém “10 feiras em uma”. “A Alemanha é um dos principais mercados de vinhos do mundo, por isso a nossa presença na Anuga é fundamental para mostrar a consistência e a crescente evolução de qualidade dos vinhos brasileiros”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, que recebeu na abertura da feira o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango, Francisco Turra, e o presidente da Emater-RS, Mário Nascimento.
Paviani disse que a persistência tem mostrado resultados práticos. De 2007 a 2008, a Alemanha passou de 7º para o 5º destino das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. O crescimento no volume foi de 120%, com vendas de 123 mil litros em 2007 para 271,1 mil litros no ano passado. O retorno financeiro também foi expressivo, registrando um incremento de 81,6%. As exportações brasileiras renderam US$ 248,2 mil em 2007, saltando para US$ 450,9 mil em 2008. “A tendência continua sendo de crescimento”, destaca Paviani.
Uma prova disso é o primeiro semestre deste ano, quando foram exportados 150,8 mil litros de vinhos – 55,6% do total colocado em todo o ano passado. O faturamento nos seis meses de 2009 alcançou US$ 186,3 mil. A presença constante nos últimos cinco anos na ProWein, uma das principais feiras de vinhos da Europa, realizada em Düsseldorf, demonstra o investimento permanente das vinícolas brasileiras na Alemanha. Pelo menos oito empresas – Miolo, Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Boscato, Salton, Rio Sol e Cordilheira de Santanna – já exportam para a Alemanha e outras duas (Lovara e Lidio Carraro) possuem importadores no país.
Segundo Paviani, de todas as bebidas alcoólicas, o consumo de vinhos foi o único que não caiu nos últimos anos no país tradicionalmente conhecido como o berço da cerveja. “O vinho brasileiro é autêntico, jovem e focado nas pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências”, observa.
É justamente isto que demonstra a nova campanha institucional dos vinhos brasileiros que será apresentada na Anuga. O objetivo é vencer o relativo desconhecimento dos vinhos brasileiros no mercado externo. “Queremos iniciar um processo de construção da imagem e posicionamento dos vinhos brasileiros no mundo”, explica Paviani.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário