segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vinho brasileiro na Alemanha

"Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil." Este é o conceito da nova campanha institucional para o mercado nacional e internacional do Projeto Setorial Wines From Brazil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A estratégia de marketing do Ibravin foi apresentada em coletiva à imprensa internacional na Feira Internacional de Alimentos da Alemanha (Anuga), neste domingo (11), em Colônia. “O objetivo é iniciar o processo de construção de imagem da marca Wines From Brazil no exterior”, disse o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, na coletiva que contou com mais de 30 jornalistas europeus, asiáticos, norte-americanos, sul-americanos e brasileiros.
A entrevista foi aberta por uma breve introdução do presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, que comentou a diversidade que levou o Brasil a se consolidar na posição de um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Também participaram da coletiva o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Roberto Giannetti da Fonseca, o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frangos, Francisco Turra, o vice-presidente da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos, José dos Santos dos Reis, e o presidente do Instituto Brasileiro da Fruta, Moacyr Saraiva.
A campanha, presente no estande coletivo de 60 m² na Anuga, utiliza um ícone máximo: o saca-rolhas verde-amarelo exclusivo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os internacionalmente conhecidos “Irmãos Campana”. O objeto que passa a ser um símbolo dos vinhos brasileiros no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explicou Paviani. “A intenção é vencer o relativo desconhecimento dos vinhos brasileiros no mercado externo”, disse.
Conforme Paviani, a experiência comprova que a aceitação dos vinhos brasileiros é conseqüência direta da degustação sem preconceito dos produtos. “E é justamente isso que o saca-rolhas representa”, observou. “Queremos agregar valor à marca Wines From Brazil e, assim, aos vinhos e espumantes brasileiros”, revelou.
Com base emocional, a campanha é dirigida a pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências. “A campanha mostra, através de imagens, a jovialidade, a descontração e a autenticidade dos vinhos brasileiros”, afirmou Paviani. Todas as locações para as fotos que integram a campanha tiveram como moldura o Rio de Janeiro, cidade escolhida para ser sede das Olimpíadas de 2016. A escolha do cenário é histórica, porque abandona o clima rural e intimista dos vinhedos e das cantinas, colocando em foco todas as cores da luz tropical da Cidade Maravilhosa. As imagens da campanha colocam em primeiro plano homens e mulheres jovens, representando toda a diversidade étnica do Brasil.
O desafio é mostrar que, em geral, os vinhos brasileiros possuem características enológicas – de leveza, frescor e álcool moderado – que combinam com encontros simples, alegres, descontraídos e prazerosos, em qualquer momento da vida. “Hoje, quem bebe vinho brasileiro tem atitude, está aberto a inovações, a novas experiências, é ousado, autêntico e tem opinião própria”, definiu Paviani. A atitude “cabeça aberta”, representada pelo saca-rolhas, mira um consumo descomplicado do vinho e do espumante brasileiro. “Estes consumidores não seguem um ritual, eles bebem por prazer, transformando seus momentos do dia-a-dia em eventos especiais”, comentou.
Para comunicar a identidade do vinho brasileiro no mercado externo, onde os produtos vinícolas made in Brazil ainda são vistos como exóticos, inusitados e desconhecidos, a nova plataforma de comunicação está presente nas mais de 20 feiras e eventos internacionais que os vinhos brasileiros participam este ano. “O objetivo é aproveitar a imensa curiosidade existente no mundo todo sobre os vinhos brasileiros para conquistar um espaço de destaque no mercado vitivinícola global”.

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