domingo, 2 de agosto de 2009

Eis as novidades na Vinhos do Mundo

Château Castelnau Médoc 2006
Produtor: SCEA Laujac
Garrafa de 750ml
Medoc, Bordeaux, França
60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon
HISTÓRIA
Château Castelnau é o segundo vinho elaborado no Château Laujac. O vasto domínio de Laujac, no coração de Medoc, se estende sobre uma superfície total de 400 hectares, onde engloba dois vinhedos classificados como Cru Bourgeois. Laujac, que está sobre a bela crosta de pedras filtrantes, possui uma excelente drenagem natural; e Laffitte possui solos argilosos e calcários. Próximo à cidade de Bégadan, no Château Castelnau estão situados os vinhedos mais jovens da região.
VINHEDO: 35 hectares
ELABORAÇÃO: O vinho é elaborado em tanques de inox com temperaturas controladas.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Um vinho redondo, macio, e charmoso. Agradável de beber jovem e sutil para ser transformado em um vinho de guarda.
Château La Chapelle Saint Emilion Grand Cru 2006
Produtor: SCAE Larribiere
Garrafa de 750ml
70% Merlot, 20% Cabernet Sauvignon e 10% Cabernet Franc
Saint Emilion, Bordeaux, França
HISTÓRIA
A origem desta propriedade parece remontar do século 16, quando seus proprietários eram a família TRAPAUD, da qual alguns descendentes ainda se encontram na França, Inglaterra e Dinamarca. Hoje em dia, a família LABIERRE é dona desta propriedade, e após quatro gerações, tornaram a vinicultura como a principal atividade da região. Com uma superfície de 15 hectares, na aldeia de St-Etienne de Lisse, esta propriedade está situada dentro da jurisdição de St-Emilion, patrimonio mundial da UNESCO. Gerenciado por Béatrice desde 1997, seus vinhos são comercializados principalmente na França.
VINHEDO: 15 hectares
ELABORAÇÃO: Método tradicional. O vinho permanece em barril durante 12 meses e a fermentação ocorre durante três meses.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Possui cor vermelho rubi intenso. Aroma de frutas maduras marcado por um toque herbáceo. Na boca é denso, potente, os taninos dão uma prévia de uma bela elegância. Um Saint-Emilion Grand Cru de ótima guarda.
Château La Vasinerie Puisseguin Saint-Emilion 2006
Produtor: SCAE La Vaisinerie
Garrafa de 750ml
91% Merlot e 9% Cabernet Franc
Saint Emilion, Bordeaux, França
HISTÓRIA
A propriedade está situada sobre as colinas de Puisseguin, a 9 quilômetros de Saint Emilion. O casarão foi construído em 1685 e fazia parte do Château de Puisseguin. Em 1718, ele se tornou independente. Em 2004, a propriedade foi inteiramente reformada, com equipamentos de última geração para elaboração de vinhos, além de uma magnífica gama de barris.
VINHEDO: 25 hectares
VINIFICAÇÃO: Vinificação e maceração tradicionais.
ENVELHECIMENTO: Em barris de carvalho, durante 12 e 14 meses.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta cor rubi escura. Atrativo aos olhos, aroma frutado de compota e baunilha. Na boca, os taninos são profundos e a casta Merlot predomina, fazendo com que o vinho torne-se redondo e fácil de beber.
Château Cru Cantermele Cuvée des Symphones Bordeaux Superior 2006
Produtor: Vignoble Mabille
Garrafa de 750ml
83% Merlot, 12% Cabernet Sauvignon, 3% Cabernet Franc, 1% Petit Verdot e 1% Cót ou Malbec
Bordeaux Superior, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Em 1998, a família Mabille - especialmente Laurent e Christophe Mabille - adquiriram a propriedade e começaram os trabalhos de reestruturação, a fim de melhorar a produção da vinícola. Em 2005, todas as técnicas qualificadas como "Agricultura Racional" são retomadas: lida racionada, respeito pelo meio-ambiente, melhora na superfície cultivável, colheita ecológica e tratamento dos afluentes. Assim, produzindo um vinho de grande qualidade e preservando o meio ambiente ao mesmo tempo.
VINHEDO: 48 hectares
ELABORAÇÃO: A fermentação alcoólica e a maceração se dão durante 30 dias, com controle de temperaturas. O vinho permanece durante 12 meses em barris.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Cor vermelho-vivo e profundo. Aromas complexos e intensos de frutas vermelhas com notas de cereja e cassis, com grande e rara precisão. Apresenta um sabor intenso, com um volume abundante, e muito bem integrado com a presença de taninos perfeitamente maduros. Aconselhável deixar o vinho envelhecer na garrafa durante alguns anos antes do consumo. Seus taninos abundantes e generosos pedem uma oxigenação da garrafa para chegar a perfeita harmonia.
Château Le Roc Entre Deux Mers 2007
Produtor: SCA Vignobles Landie
Garrafa de 750ml
40% Sauvignon Blanc, 40% Sémillon e 20% Muscadelle
Entre-Deux-Mers, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Os vinhedos Landiés se estendem sobre cinco comunas diferentes, no coração de Entre-Deux-Mers. A distância entre as duas cidades é de no máximo 20km. As adegas de armazenamento se encontram em St Martin do Puy, no centro de Sauveterre de Guyenne. Esse conjunto de propriedades situa-se dentro de um espaço de 20km ao norte de Langon, 30km ao sul de Libourne e mais ou menos a 50km do sudeste de Bordeaux.
ELABORAÇÃO: Os vinhos são produzidos com um cuidadoso trabalho de seleção dos cachos, desta forma o sumo proveniente de cada comuna é posto à parte. Assim, permite-se explorar melhor o potencial do terroir, tanto de vinhos tintos como de vinhos brancos. Falando nos brancos, a fase mais importante é o cuidado rigoroso em conservar apenas as borras finas para uma fermentação a 15°-16ºC, e que ao final apresentará uma grande complexidade aromática.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Esse vinho possui uma grande complexidade aromática, com notas cítricas, flores brancas e uma tonalidade verde clara. Na boca, é intenso e macio.
Château Lafleur Vauzelle Lalande de Pomerol 2006
Produtor: GFA Château Haut Surget
Garrafa de 750ml
70% Merlot, 15% Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc
Lalande de Pomerol, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Cultivo familiar de cinco gerações, as vinhas do Château Lafleur Vauzelle, estão localizadas no coração dos grandes terrois de Libournais, estendendo-se pelas comunos de Néac e Lalande de Pomerol. É tomado um cuidado todo especial no momento da colheita: previamente aberta em julho, as uvas passam pela mesa de triagem a fim de selecionar as melhores frutas.
VINHEDO; 35 hectares
VINIFICAÇÃO: Em tanques de cimento com controle de temperatura, com quatro a cinco semanas de maceração.
ENVELHECIMENTO: 33% em barris novos e 70% em barris usados, pelo período de 12 meses..
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Cor escura com reflexos violáceos, aroma intenso, que se mistura com notas de frutas muito maduras. Na boca, é amplo e untuoso. Nele se encontram aromas de compotas.
Château des Arrocs Cuvée Marquis Graves 2006
Produtor: Marquis Emmanuel de Pontac
Garrafa de 750ml
58% Cabernet Sauvignon, 41% Merlot e 1% Cabernet Franc
Graves, Bordeaux, França
HISTÓRIA
No século XVI, a história de Bordeaux se confunde com a hegemonia vinícola, política e religiosa da família Pontac. Na verdade, os Pontac, paralelamente a uma rápida ascensão, dentro da alta administração regional, começaram a investir na produção vinícola de Bordeaux, assim transformando-se nos precursores dos vinhos de qualidade daquela região. Criando assim, o denominado HAUT-BRION de 1.530 por Jean de Pontac. Porém, somente após quatro gerações que seu castelo obteve reconhecimento internacional, graças a Arnaud de Pontac, 1º Presidente do Parlamento de Bordeaux, que começou as exportações para a Inglaterra, construindo uma taberna de luxo em Londres, após o incêncio de 1666, chamada de “Pontac's Head”, onde começou a vender seus vinhos de bordeaux por um preço mais alto, devido a notoriedade que tinha perante os ingleses, o que lhe possibilitava exportar para todo o Norte da Europa. Assim, historicamente nasce o primeiro Grand Cru de Bordeaux.
VINHEDO: 210 hectares
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Um vinho macio e elegante. Com aromas de frutas vermelhas.
Château Vailart La Mongie Bordeaux 2005
Produtor: Michel Boyer
Garrafa de 750ml
83% Merlot, 13% Cabernet Sauvignon e 4% Cabernet Franc
Bordeaux, França
VINHEDO: 27 hectares
VINIFICAÇÃO: Vinificação tradicional em tanques de aço inox.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Redondo, com notas de frutas vermelhas. Este vinho acompanha: aves de caça, carnes brancas com molho, queijos fortes, e frutas ao vinho.
Château Laroque Graveline Margaux 2004
Produtor: SC Château Le Coteau
Garrafa de 750ml
65% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 8% Cabernet Franc e 2% Petit Verdot
Margaux, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Château Laroque Graveline faz parte da propriedade do Château Le Coteau. Os proprietários Senhor e Sra. Léglis, impulsionaram o setor vinícola da região no ano de 1960. Hoje em dia seus filhos continuam com o trabalho de seus antepassados com grande respeito ao meio ambiente e às tradições de Médoc.
VINHEDO: 11 hectares
ELABORAÇÃO: Métodos tradicionais.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta cor vermelho rubi, aroma de frutas vermelhas e estrutura elegante. Um vinho harmonioso.
Château Tour Vachon Saint Emilion Gran Cru 2006
Produtor: SCEA Soucaze Et Fils
Garrafa de 750ml
70% Merlot, 20% Cabernet Franc e 10% Cabernet Sauvignon
Saint Emilion, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Saint-Emilion é o mais antigo território da região de Bordeaux. A Unesco reconheceu a importância desse vinhedo colocando Saint-Emilion em sua lista mundial. Os vinhos desta região são considerados como os mais robustos de Bordeaux. São generosos, apresentam coloração intensa, e atingem a maturidade antes que os outros vinhos de Bordeaux. A propriedade é situada a oeste dos vinhedos de Saint-Emilion.
VINHEDOS: 5 hectares
ELABORAÇÃO: Método tradicional, permanecendo durante 12 meses em barris.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vinho de cor vermelho intenso, aromas complexos de madeira, frutas maduras e especiarias. O sabor é equilibrado.
Château Mancédre Cuvée du Roy Pessac Léognan 2004
Produtor: SCEV Heritiers Dubos
Garrafa de 750ml
60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot
Pessac Léognan, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Um terroir fora do comum, em meio aos grandes crus classés de Pessac-Léognan, onde Jean Trocad faz reviver o Chateau Mancèdre desde 1994.
VINHEDOS: 10 hectares
VINIFICAÇÃO: Este vinho é envelhecido 12 meses em barricas de carvalho francês.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Um vinho vívido com notas de cassis, ligeiramente tostadas.
Château Jardin Rohan Blanc Moelleux
Produtor: SC J Darriet
Garrafa de 750ml
50% Sauvignon Blanc, 40% Sémillon e 10% Muscadelle
Graves, Bordeaux, França
HISTÓRIA
Esse vinho nasceu de parte dos vinhedos localizados em Cadillac.
ELABORAÇÃO: Método tradicional, em tanques.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vinho encorpado e com sabor de fruta.

Um comentário:

Unknown disse...

Adoro o seu blog !! Gostaria de dizer que degustamos estes maravilhosos châteaus .
E realmente são muito bons . Vinhos elegantes e com potencial de guarda altissimo . Vale a pena ter alguns na sua adega .
Grande abraço e tin tin ...