Resultado positivo animou o Ibravin, que já reservou um estande maior para a feira do próximo ano, prevendo a participação do dobro de vinícolas. As sete vinícolas brasileiras participantes da Abad 2009 – 29ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, em Olinda (PE), prospectaram negócios no valor de R$ 3 milhões até o final do ano. A estreia do estande coletivo Vinhos do Brasil na maior feira atacadista da América Latina, com organização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e apoio do Sebrae-RS, encerrou na quinta-feira (13), com 11 balcões das vinícolas Casa Perini (Jota Pê e Perini), Cooperativa Garibaldi, Cooperativa Pompéia, Domno do Brasil, Irmãos Basso, Irmãos Molon e Miolo Wine Group (Lovara, Fortaleza do Seival, Terra Nova e Miolo). “Nossa primeira participação na feira foi um sucesso, especialmente pela conquista de distribuidores e representantes para as vinícolas que ainda não dispunham desses canais para venderem seus vinhos no Centro, Norte e Nordeste”, avaliou o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
O resultado positivo animou o gerente de Marketing do Ibravin, que já reservou um estande maior (de 200 metros quadrados) para a Abad 2010, que acontecerá em Curitiba. “A meta é trazer o dobro de vinícolas para a feira”, afirma. Este ano, a área ocupada pelos Vinhos do Brasil foi de 117 metros quadrados. “A presença nesta feira é fundamental, já que 30% da venda de vinhos é feita pelo setor atacadista no Brasil”, observa Bertolini.
A Miolo foi a vinícola que mais prospectou negócios na Abad 2009, atingindo a marca de R$ 1 milhão. “Abrimos mercado no interior do Ceará e em Rondônia”, revela o sommelier e gerente de Marketing para o Nordeste, Diego Callou. O incremento nas vendas da Miolo a partir da feira também ocorrerá por contatos feitos com distribuidores dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Estamos muito contentes com os resultados obtidos. Foi excelente”, comenta Callou.
A Casa Perini também saiu satisfeita da Abad, alcançando R$ 500 mil em negócios encaminhados. “Reforçamos a relação com nossos representantes instalados no Nordeste e no Centro-Oeste”, destaca o diretor comercial, Franco Perini, acrescentando que aumentará os tipos de produtos comercializados por todos os seus distribuidores. “Foi a melhor feira que a Perini participou este ano”.
A Irmãos Basso fechou com um distribuidor em Recife e com um representante novo para atender o estado de Pernambuco. A vinícola ainda buscou reforçar o contato com seus representantes e distribuidores de 10 estados do Nordeste e Centro-Oeste, todos presentes na Abad. A apresentação de novos produtos e os contatos realizados permitem a Irmãos Basso contar com um acréscimo de R$ 450 mil na comercialização de seus produtos até dezembro. “Gostamos muito da feira, principalmente do público selecionado, focado em negócios, que circulou pelo evento”, diz o diretor comercial Fabiano Basso.
A Cooperativa Garibaldi ganhou distribuidores em três estados com os contatos feitos na Abad. “Agora teremos representantes em Minas Gerais, Bahia e Sergipe”, diz o gerente comercial, Miguel Carraro Neto. Com a abertura destes mercados, aliada ao reforço em Recife e Olinda, em Pernambuco, a Garibaldi projeta faturar R$ 400 mil até o final do ano. Carraro ainda ressalta que hoje as vendas da Garibaldi para o Nordeste estão restritas a dois itens. Ele garante que vai aumentar o mix de produtos para 15 nos próximos meses no Norte e Nordeste do país “A participação na feira é um pedido dos nossos distribuidores para divulgar nossos produtos, o que acaba ajudando na colocação de novos itens”, salienta.
A Cooperativa Pompéia também conquistou representantes e distribuidores para o Nordeste. Hoje, a empresa vende cerca de R$ 60 mil por ano para poucos clientes particulares. Na Abad, surgiram interessados em representar a Pompéia em Pernambuco, Bahia e Pará. “Nosso faturamento pulará para no mínimo R$ 300 mil com representantes nestes três estados”, estima o presidente da Pompéia, João Strapazzon.
A Irmãos Molon calcula um aumento de pelo menos R$ 300 mil nas suas vendas a partir da Abad. A vinícola conquistou novos representantes em Alagoas e Tocantins. Segundo o gerente nacional, Eleandro Gaziero, a Molon ainda conseguiu distribuidores para atender o setor de varejo em Sergipe, Rio Grande do Norte, Fortaleza e Recife. “A feira foi bastante produtiva”, afirma.
A Domno do Brasil usou a Abad para se apresentar ao mercado do Nordeste. “O atacado prefere trabalhar com marcas conhecidas. Como estamos começando a divulgar nossa marca no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a participação na feira serviu para preparar novas visitas a distribuidores”, avalia o gerente comercial, Nelsir Carlos Kussel. Ele estima que possa comercializar R$ 50 mil com os contatos feitos na Abad.
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