segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vinhos de La Charbonnade para os chefs

A 3ª edição do megaevento de gastronomia da cidade de Gramado será lançada no dia 22 de agosto (sábado), às 13h, na Estalagem e Restaurante La Hacienda, em Gramado, em almoço exclusivo preparado pelo chef Fred dos Anjos, harmonizado com vinhos distribuídos pela La Charbonnade.. Neste ano, o Festival Internacional de Gastronomia de Gramado, de 4 a 13 de setembro, prestará homenagem ao Ano da França no Brasil, com a participação de quatro chefs franceses e outros seis do Canadá, Espanha e do Brasil.
Em meio ao clima requintado e aconchegante da Estalagem e Restaurante La Hacienda, será lançada a 3ª edição do Festival Internacional de Gastronomia de Gramado. O almoço em quatro tempos para a imprensa, harmonizado com vinhos finos e espumantes distribuídos pela La Charbonnade, também de Gramado, será comandado pelo chef Fred dos Anjos. Na entrada, crepe souflé de cogumelos com molho queijo brie e, como prato principal, salmão com purê de pequi e molho cardamomo e filé com crosta de amêndoas crocante e risoto de sete cereais ao molho Malbec. Para sobremesa, crepe de tapioca com sorvete de coco.
O lançamento no restaurante internacional com toque regional, diante de uma das vistas mais belas da Serra Gaúcha, já dá o tom do festival que, entre os dias 4 e 13 de setembro, levará a Gramado alta gastronomia criada por alguns dos mais importantes chefs do circuito gastronômico mundial, além de degustação de vinhos, espumantes e cervejas Bohemia, e de uma intensa programação cultural. Nesta edição, em homenagem ao Ano da França no Brasil, quatro dos 10 chefs convidados são franceses: Olivier Briand, dono do aclamado Gibus, na Normandia, David Etcheverry, residente de alguns dos mais recomendados restaurantes franceses e premiado com uma estrela no Guia Michelin por seu cardápio no restaurante La Saison, em Saint Grégoire Ouverture, Olivier Etcheverria, membro do Conselho Europeu de Gastronomia, professor da Universidades de d´Angers, na França, e co-autor do livro Atlas Mundial de Cozinha e Gastronomia, e Julien Montbabut, sub-chefe do restaurante La Grande Cascade, de Paris, com duas estrelas no Guia Michelin.
Uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Turismo, a 3ª edição do Festival Internacional de Gastronomia de Gramado integra o conceituado Circuito Nacional de Gastronomia ao lado do tradicional Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, e reúne na Serra Gaúcha outros nomes de peso no mundo da gastronomia, tais como o alemão Deff Haupt, chef executivo do Hotel Sofitel de Montreal, premiado com a Medalha de Ouro de melhor prato 2008 no restaurante Renoir, e do proprietário do restaurante Kinoshita, Tsuyoshi Murakami, que trouxe ao Brasil a Kappo Cusine, novo conceito da alta gastronomia japonesa. Em 2008, Murakakami foi eleito chef do ano pela revista Veja São Paulo, melhor chef do Brasil pelo Guia Quatro Rodas e pela revista Veja, além de chef do ano pela revista Gula e pelo Guia da Folha de S. Paulo. Em 2009, a Prazeres da Mesa também o elegeu como Chef do Ano. Também participam os chefs Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno, de Belo Horizonte, que já tive a oportunidade de conhecer e provar um de seus famosos pratos criados para o roteiro da Boa Lembrança; Chef Jefferson Rueda, do restaurante Pomodori, de São Paulo; Chef Juan Rodriguez, do restaurante El Claustro, de Granada, Espanha; o Chef Rodrigo Oliveira, do famoso restaurante Mocotó, de São Paulo.
Para deleite do público, durante a noite, os chefs estarão à frente da cozinha de alguns dos melhores restaurantes de Gramado, em festins harmonizados. Durante o dia, eles saem das cozinhas e ganham a Rua Coberta, um dos pontos mais charmosos de Gramado. Ali, irão coordenar workshops e oficinas gratuitos na Cozinha Experimental Mezzon Mobiliário Personalizado sobre suas especialidades gastronômicas a grupos inscritos previamente.
Para quem não conhece Gramado, é uma cidade distante 115 km de Porto Alegre, que encanta pelas belezas naturais, pela estrutura turística e pela gastronomia. No coração da Serra Gaúcha, terceiro destino turístico preferido do país segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas encomendada pelo Ministério do Turismo, a 855 metros acima do nível do mar, a cidade é brindada com paisagens de tirar o fôlego e por um clima diferenciado, com registro de temperaturas negativas e até mesmo neve, o que encanta ainda mais os turistas.

Nenhum comentário: