quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Quatro brasileiros vencem licitação no Canadá

Quatro rótulos de duas vinícolas brasileiras foram escolhidos pela SAQ (Société dês Alcools Du Québec) para comporem o seu novo catálogo de vinhos à venda em 441 lojas instaladas em Quebec, província (estado) que possui o maior consumo per capita do Canadá, com 18 litros/ano. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), os vencedores da licitação da SAQ são os seguintes: Reserva Cabernet Sauvignon, Fortaleza do Seival Tannat e o Reserva Chardonnay, da Miolo Wine Group, e o Fausto Cabernet Sauvingnon, da Vinícola Pizzato. A SAQ é o segundo maior distribuidor e atacadista de vinhos do Canadá e um dos maiores do mundo.
A licitação para a compra de novos vinhos do mundo inteiro foi iniciada pela SAQ em março de 2009. O monopólio de vendas de bebidas alcoolicas em Quebec recebeu a oferta de 1.200 vinhos, dos quais 400 foram pré-selecionados para a segunda etapa do processo, sendo 19 brasileiros, provenientes de sete vinícolas. Destes, 130 vinhos foram finalmente eleitos para constarem da nova lista de vinhos da SAQ – quatro deles do Brasil. Conforme Angela Cricco Rodrigues, do Setor de Promoção Comercial do Consulado Geral do Brasil em Toronto, o diretor de Produtos Especiais da SAQ, Benoit Deaudet, sugeriu que os produtores de espumantes do Brasil participem na nova licitação que será aberta pela empresa no início de setembro.
A gerente de Promoção Comercial do Projeto Setorial Wines From Brazil, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil), Andreia Gentilini Milan, lembra que tanto a Miolo como a Pizzato participaram de ações no Canadá e do estande coletivo do Brasil no SIAL 2009, em Montreal, em abril deste ano, quando foram intensificados os contatos com os agentes da SAQ, além de ter sido feita a promoção dos vinhos verde-amarelos entre críticos, sommeliers e jornalistas canadenses. “É um grande reconhecimento e o começo da aceitação da categoria Vinhos do Brasil no Canadá”, afirma. Estas ações tiveram o apoio do Conseulado Geral do Brasil em Toronto.
Andreia Gentilini Milan lembra que esta é a primeira vez que a SAQ incluiu o Brasil dentro da categoria “Produtos Especiais”. Até agora, apenas duas vinícolas brasileiras – a Miolo e a Vinibrasil – exportam para o Canadá. As empresas entraram em licitações gerais, competindo com vinhos do mundo todo. A Miolo ganhou o direito de comercializar o tinto Quinta do Seival Castas Portuguesas desde o ano passado. A Vinibrasil vende o Brazilio.
Os critérios de seleção dos vinhos contemplaram os seguintes itens: desempenho financeiro, notoriedade, desenvolvimento sustentável, relação custo-benefício, variedade de propostas e complementação aos produtos da linha regular. “O mercado canadense valoriza muito as premiações e a colocação em rankings de revistas especializadas, além da sustentabilidade dos produtos”, comenta Andreia. Os vinhos ofertados na licitação da SAQ possuem preço final no ponto de venda abaixo de US$ 31 (garrafa de 750ml).
- A SAQ é uma organização que possui o monopólio de importação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas na província de Quebec, no Canadá, tendo 441 lojas.
- Tem como objetivo principal apresentar aos consumidores as melhores bebidas do mundo e oferece em sua lista de produtos mais de 11.700 vinhos, cervejas e destilados de 60 países.
- Em 2008, seu faturamento líquido foi de CDN$ 2.4 bilhões, apresentou um lucro líquido de CDN$ 806.7 milhões e 5.5% de crescimento das vendas.

Nenhum comentário: