segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Enólogos degustarão 308 amostras da Safra 2009

As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começam a ser degustadas no dia 17 de agosto e se estenderão por três semanas. Um painel de 81 enólogos dividido em três grupos de 27 profissionais estará degustando as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que fornece o apoio técnico para o evento.
Convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, os enólogos terão a importante tarefa de avaliar a safra numa ação de promoção dos vinhos do Brasil. A organização da Avaliação Nacional de Vinhos, evento que teve início em 1993, sempre foi norteada pela condução dos trabalhos a partir da união de profissionais do setor. A entidade não tem medido esforços no sentido de qualificar cada vez mais o evento em torno de cenário vitivinícola, sempre em busca da promoção do vinho brasileiro e da valorização do enólogo. Este é um dos principais objetivos perseguidos pela ABE, através da integração de enólogos das mais variadas vinícolas e regiões do País.
A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorrerá somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento já poderão se inscrever (www.enologia.org.br). Reconhecida mundialmente pelo seu caráter educativo, de promoção e evolução dos vinhos do Brasil, chega a sua 17ª edição reunindo um expressivo número de vinícolas brasileiras. Este ano, são 70 empresas de seis estados (Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que participam com 308 amostras. O aumento no número de empresas atingiu 13% em relação ao ano passado que registrou a adesão de 62 vinícolas.

Nenhum comentário: