quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vinhos realçam o sabor das refeições

Especialista explicou, em Curitiba, as sutilezas da combinação entre vinhos e ingredientes nos mais variados pratos e os cuidados para apreciar uma comida saborosa e um bom vinho: para tornar esta prática inesquecível, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher os produtos que serão consumidos, pois é importante que ocorra um “casamento” perfeito entre a bebida e as iguarias servidas.
Segundo Tháys Ferrão, coordenadora do Curso de Sommelier do Centro Europeu, os produtos consumidos durante as refeições devem apresentar uma certa compatibilidade e, principalmente, complementar um ao outro. “O vinho tem um papel muito importante na refeição, seja para aproximar as pessoas ou para dar mais sabor e aroma ao cardápio. Ao harmonizar a bebida com a comida, temos que estabelecer parâmetros, baseados numa análise dos componentes, aromas e textura dos pratos e, também, nas relações de contraste e similaridade entre os sabores”. Para que a harmonização seja mais fácil, a especialista explica que é muito importante que as pessoas conheçam as características dos vinhos, como, por exemplo, a acidez e os aromas. “Vinhos com muita acidez, geralmente os brancos, precisam acompanhar pratos com uma acidez similar ou pratos doces, para provocar um grande contraste de sabores. Quanto mais complexa for a preparação do prato, mais complexa será a escolha do vinho”, explica.
De acordo com a especialista, ao serem harmonizados com um vinho, os ingredientes são divididos em três grupos: sinérgicos, pratos que levem carnes, frutos do mar, cogumelos e queijos; difíceis, grupo que engloba alcachofra, alho, chocolate, frutas cítricas, ovos, vinagres, condimentos picantes, algumas verduras; e neutros, pratos preparados com pães, farináceos, galinhas, peru, peixes e legumes. “O maior erro cometido na hora da harmonização se deve ao fato das pessoas imaginarem que os vinhos combinam com todos os tipos de comidas. Para gerar esta união perfeita, temos que levar em consideração os mais variados grupos de alimentos. Pratos leves pedem vinhos mais suaves e, conforme o sabor se acentua, o aroma da bebida deve acompanhar”, explica Tháys.
Além disso, a coordenadora do curso de Sommelier do Centro Europeu explica que os espumantes, também, podem acompanhar uma refeição do princípio ao fim. “Muita gente acredita que os espumantes só devem ser servidos em comemorações e brindes. Isto não é verdade, eles podem acompanhar desde os pratos de entrada até às sobremesas. Hoje, o Brasil está entre os principais produtores de espumantes do mundo. Temos diversas vinícolas produzindo excelentes produtos, comparados, até mesmo, com os principais Champagnes franceses”.
Confira algumas combinações, sugeridas por Tháys Ferrão, para esquentar as noites frias de inverno.
- Fondue de queijo: Vinho branco seco da uva Riesling.
- Fondue de Carne: Vinho tinto seco das uvas Merlot e Malbec.
- Massas com molho vermelho: Vinhos tintos leves (Carbenet Franc, Syrah, Gamay, Pinot Noir, Valpolicella e Chianti).
- Sobremesas: Vinhos licorosos, Vinho do Porto ou Espumante Moscatel.
- Bacalhau: Vinhos tintos leves (Carbenet Franc, Syrah, Gamay, Pinot Noir, Valpolicella e Chianti).
- Carnes vermelhas grelhadas: (Carbenet Franc, Syrah, Gamay, Pinot Noir, Valpolicella e Chianti).
Bom apetit!

Nenhum comentário: