sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cordeiro brasileiro para Fidel Castro

O líder cubano Fidel Castro não comerá bons cordeiros brasileiros só se não quiser. Entre os dias 19 e 26 de setembro, o chef paulista Carlos Soares, membro da Federação Italiana de Chefs, estará em Santiago de Cuba preparando sashimi de lombo de cordeiro, bobó de cordeiro, strogonoff de cordeiro com curry e frutos do mar, moqueca de cordeiro e paella de cordeiro. Soares participará do Encontro Mundial de Máster Chefs no Caribe e levará cortes de cordeiro que ajudou a desenvolver na Cabanha Savana (SP), tais como lombo e filè mignon, paleta, carré, ossobuco, costela e pernil.
A Savana, que se dedicou ao aprimoramento dos ovinos das raças Santa Inês e Dorper, desenvolveu 53 cortes de cordeiro, facilitando o trabalho das donas de casa e dos chefs de cozinha. “O dono da Savana – diz Carlos Soares – foi o único pecuarista que escutou um chef de cozinha para preparar os cortes de carne.”
Um dos pratos de resistência que pretende fazer em Cuba, é a “paella de cordeiro”. Segundo Carlos Soares, a base, o centro da paellera, é montada com todas as carnes nobres do cordeiro – pernil, paleta, lombo e filé – e, depois, a cobertura é feita com carrés especialmente cortados. Não provei, mas vi algumas fotos e o efeito é fantástico.
Quem quiser entrar em contato com Carlos Soares, que apresenta suas criações culinária em cafés, almoços, jantares e eventos, deve acessar o site da Federação Italiana de Chefs Brasil – www.ficbrasile.com.br – onde está o seu e-mail e também informações sobre sua carreira, iniciada como cozinheiro no Rancho e no Cassino dos Oficiais quando serviu ao Exército. Carlos nasceu em agosto de 1960, em Campinas (SP).
E, para conhecer os cortes da Savana, procure contato@agrosavana.com.br/www.agrosavana.com.br

Nenhum comentário: