A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), irá apresentar os resultados do último ano do projeto Wines from Brazil durante a 32ª Expointer, que começará, sábado, no Parque Assis Brasil, em Esteio, nas proximidades de Porto Alegre. A comemoração irá ocorrer no dia 1° de setembro, às 11h, quando será aberta a garrafa de seis litros do vinho Lote 43, entregue ao presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, e assinada por todos os presentes na ocasião da assinatura da renovação do convênio, há mais de um ano, na Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Eu estava lá. Através do projeto, o setor atingiu a meta de exportações de vinhos finos brasileiros.
Com o convênio, a entidade atingiu a meta proposta pelo presidente da Apex-Brasil. Somente entre 2007 e 2008, as exportações de vinhos finos do projeto tiveram crescimento de 143%. “O mercado internacional tem mostrado uma tendência de demanda por vinhos vindos de áreas de produção mais novas, como é o caso do Brasil. No Canadá, por exemplo, a SAQ (Société des Alcools du Québec) acaba de selecionar quatro rótulos brasileiros para venda em suas 441 lojas instaladas na província de Quebec”, informa Teixeira. Atualmente, o convênio conta com 37 vinícolas participantes. Destas, 75% são empresas de pequeno e médio porte. Além de participarem de eventos como feiras internacionais, as equipes das vinícolas recebem treinamento e preparação em parceria com o Sebrae-RS e FIERGS.
A produção de vinho no Brasil cresce de forma substancial, como resultado do aumento da área cultivada com uvas e do crescimento do consumo de vinhos. Atualmente o Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul (que inclui países de produção mais recente), superado apenas pela Argentina, Austrália, África do Sul e Chile. A atividade de produção de vinhos no Brasil está presente em 10 estados, concentrando-se fortemente, porém, no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 90% dos vinhos e derivados elaborados no País.
Não desmentindo a sua origem gaúcha, Alessandro Teixeira, também vai realizar uma degustação de chimarrão e lançar um programa para exportar erva-mate. No dia 31 de agosto, o estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na Expointer será local de degustação de chimarrão e show nativista. A atividade ocorre logo após a assinatura do Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportação de Erva-Mate, entre a Apex-Brasil e a Associação Brasileira da Indústria Produtora de Erva-Mate (Abimate), às 15h. O projeto vai ajudar as empresas associadas à Abimate a negociar a erva-mate e seus derivados, como chás, refrigerantes, extratos e até acessórios no mercado externo, segundo as jornalistas Vivian Schneider – vivian@enfato.com.br – e Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com.br - (51) 8121.7061, da agência Enfato.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi criada em maio de 2003. É um serviço social autônomo que tem por missão promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas locais, o fortalecimento da imagem do País e potencializando a atração de investimentos. Alessandro Teixeira preside a entidade desde o ano de 2007.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
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