sexta-feira, 21 de agosto de 2009

VIII Campeonato Cordeiro Paulista

O VIII Campeonato Cordeiro Paulista – ASPACO/ARAÇATUBA 2009 (VIII CCP) teve início nos dias 10 e 11 de agosto com a chegada dos cordeiros na Central de Ovinos da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, em Araçatuba. Na chegada, os cordeiros nascidos entre os dias 01 e 30 de junho deste ano foram submetidos a exame clínico completo, vermifugação, vacinação contra clostridioses, além de pesagem extra oficial, realizados pelos residentes do Hospital Veterinário “Luiz Quintiliano de Oliveira”, da Unesp, alunos da mesma instituição pertencentes ao GEO-ATA (Grupo de Estudos em Ovinos de Araçatuba) coordenados pelo Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes e, também, por integrantes da Diretoria do NCO – Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba.Os animais estão confinados em local parcialmente sombreado, com área de 255 metros quadrados, cobertura de 60 metros quadrados, quatro divisões, embarcadouro, seringa, tronco de contenção com pedilúvio, balança e troncos.
Após os cordeiros terem passado por um período de adaptação alimentar e ambiental, iniciou-se a contagem do ganho de peso da prova a partir do dia 18 de agosto, quando foi realizada a pesagem inicial oficial do campeonato. Os lotes serão classificados nesta etapa pelo ganho de peso médio diário dos três cordeiros com melhor desempenho do lote, ou seja, será excluído o valor do cordeiro com desempenho inferior.
São 12 participantes que colaboram para o fortalecimento da ovinocultura, e que trouxeram seus lotes totalizando 48 animais, descendentes de várias raças. Os patrocinadores são Premix – Técnica em Suplementação que está fornecendo a Ração Total Ovinos Crescimento + Fator Premium e o sal mineral Premiphós Ovinos + Fator Premium, e a Divisão de Saúde Animal da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, pelos medicamentos para o apoio preventivo sanitário.
Foi realizada, no dia 18 de agosto às 9 horas, a primeira pesagem oficial dos animais que estavam em período de adaptação, com a presença de criadores participantes, sócios do NCO/ASPACO, professores, residentes, alunos, patrocinadores e interessados na atividade.

Segue abaixo o quadro com o peso inicial dos animais.

Lote - Participantes - Raça - Peso Médio (kg) em 18/08

1 Abel de Angelis Cruza Dorper 18,900
2 Arnaldo Vieira Filho Suffolk 23,350
3 Cabanha São Silvestre Ile de France 20,275
4 Chico Borborema Ile de France 22,850
5 Fazenda Efrata Santa Inês 24,500
6f Fazenda Grama Rocha Hampshire Down 19,700
7 Jurema Agropecuária Cruza Dorper 21,875
8 Luciano Barbosa Ile de France 25,775
9 Lúcio Frazilli Dorper 21,650
10 Márcia Mendes Ile de France 23,625
11 Maria T. Kamenzek Santa Inês 23,075
12 Wilson Garcia Cruza Texel 15,850
Média: 21,785
Serão realizadas 02 (duas) pesagens intermediárias para acompanhamento do desempenho dos cordeiros, aguardem os próximos informativos! Acesse o site da Aspaco para obter o resultado completo da primeira pesagem. O evento conta com o apoio da Unesp – Araçatuba, GEO-ATA, Premix, Tortuga, Umbicura e Revista Cabra & Ovelha.

Nenhum comentário: