quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gastronomia de primeira

O atendimento do pessoal da ABE, coordenado por Carlos Abarzua, foi excelente. As duas refeições que fiz em Garibaldi merecem elogios especiais.
Na noite de segunda-feira, jantamos na Hostaria Casacurta, saboreando pratos preparados sob a orientação direta de Dona Ana. Foi maravilhoso. Conheço o Hotel Casacurta e dona Ana desde os anos 70, nas primeiras vezes em que fui a Garibaldi. Ela continua cozinhando cada vez melhor.
Éramos vários à mesa – Abarzua, Cleber Andrade, Dirceu Scottá, Bete Duarte, Silvia Mascella Rosa, Renata Zanete e Horts Kissmann, entre outros – e todos elogiaram os vinhos e, principalmente, os pratos. A entrada foi creme de aspargos. O primeiro prato foi ravióli de vitela ao molho de cogumelos shitake, prato tão famoso na casa que foi pedido “emprestado” pelo novo restaurante aberto em São Paulo e que se chama, exatamente, Emprestado, pois tem seu cardápio montado com pratos famosos de outros restaurantes do País. O segundo prato foi file finas ervas com risoto de brócolis e, finalmente, uma sobremesa divina, uma cassata almendrada com calda de chocolate.
No almoço de terça-feira, tivemos um verdadeiro festival de massas, na Trattoria Primo Camilo, criada pelo ex-jogador de futebol Pessali, que deu uma nova vida à gastronomia em Garibaldi. Casa bonita, bem decorada, pé direito alto de antigo depósito de vinhos, com uma sequência de massas gostosíssimas. Os vinhos servidos foram muito bons, inclusive um Valmarino apresentado pelo Marco Antonio Salton, enólogo e diretor-administrativo da Vinícola Valmarino.
Estávamos na mesa a Bete Duarte, o Sérgio Inglez de Souza, o Antonio Czarnobay e o Benito Rosa, que não parou de elogiar as massas. Como não podia deixar de ser, a casa tem um carta com os melhores vinhos da região e nós provamos alguns muito bons.

Nenhum comentário: