sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dois dias de preparo do cordeiro no Pasquale

Na Cantina do Pasquale (rua Amália de Noronha, 167, Pinheiros, SP), tradicional restaurante de comida italiana, várias vezes premiado pela qualidade de seus pratos, o grande Pasquale Nigro prepara, ele mesmo, um prato com cordeiro que exige dois dias de trabalho com as panelas, dois dias de cozimento. É um cordeiro com tomate italiano e vinho branco, um ragu que já foi até para as páginas das revistas de gastronomia paulistanas.
Aliás, o Pasquale, que tem uma pequena mas bem surtida adega com vinhos italianos, está disposto a acrescentar os bons vinhos brasileiros à sua casa. Estive conversando com ele e o João Carlos Botezelli, o Pelão, na noite do dia 24, e ele me falou que o grande problema que encontra é a falta de agilidade das vinícolas brasileiras. Enquanto as importadoras estão todo o dia oferecendo vinhos, fazendo promoções, levando o produto, com as vinícolas gaúchas é uma dificuldades encontrar os representantes, fazer e receber os pedidos. Pasquale é dos que acredita que existem “uns dois ou três bons vinhos brasileiros, o problema é chegar até eles”.
Ele conseguiu adquirir um branco e um rosé da Villa Francioni, de São Joaquim, em Santa Catarina, e está satisfeito com a boa receptividade dos seus clientes a eles. Ele gostaria de experimentar alguns gaúchos dos quais já ouviu falar, mas não encontra os vendedores. Falei-lhe dos novos vinhos da Lídio Carraro, elaborados em Encruzilhada do Sul, principalmente, o Singular Nebbiolo 2006, um nebbiolo com perfil brasileiro, e o Tannat 2005, com 16,26° de álcool, que parece um amarone no nariz, e que eu nem sei como é que o ministério da Agricultura permitiu sua comercialização sem a colocação da palavra “licoroso” no rótulo. São vinhos, eu disse ao Pasquale, que não farão feio na sua adega italiana. Espero que a Patrícia Carraro e o Juliano Carraro me leiam e procurem o Pasquale. Ao menos, eu prometi para ele que tentaria isso.
Também lhe disse que a Valduga, a Salton e a Miolo também possuem bons vinhos em seus portfólios. Desejo, Amante, Lote 43 podem reforçar sua adega.

Nenhum comentário: