quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma coleção de espumantes champenoise


Já escrevi aqui sobre os novos espumantes da Vinícola Luiz Argenta que provei lá na cave, em Flores da Cunha, mas volto a eles porque a Lucinara Masiero mandou-me um texto com informações que eu não tinha no momento. A Vinícola Luiz Argenta, dos Altos Montes, em Flores da Cunha, lançou uma coleção de quatro espumantes elaborados pelo método champenoise: Brut, Brut Rosé, Extra Brut e Demi Sec. A proposta é oferecer um espumante exclusivo, de alta qualidade e com controle de produção que inicia ainda no vinhedo. Os novos produtos já estão no mercado com pequenos lotes que retratam o conceito da vinícola em diversificar a linha de vinhos e espumantes mantendo uma produção extremamente limitada.
Com características bem particulares, cada espumante apresenta aromas delicados, no entanto, intensos. A elegância está presente em cada detalhe, seja no visual, no aroma ou no paladar. O bom gosto é retratado em uma roupagem moderna e sofisticada, a exemplo do perfil da empresa, conhecida como “vinícola design”. As garrafas esbanjam particularidades que as diferenciam no mercado de vinhos. Os lotes LA Extra Brut e LA Demi Sec, por exemplo, ambos da safra 2010, com 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, que tiveram uma maturação de 24 meses, chegam com apenas mil garrafas cada, mostrando a capacidade que a vinícola tem de colocar no mercado produtos especiais, praticamente feitos à mão. “Isso é que é produção limitada”, destaca Deunir Argenta, diretor da vinícola.
Outro lançamento, o LA Brut, com 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, também da safra 2010 e com uma maturação de 24 meses, chega com 2.300 garrafas. Já o LA Brut Rosé Safra 2011, 100% Pinot Noir, vem com 2.400 garrafas. Os produtos podem ser encontrados na loja física da vinícola, na boutique virtual com entrega em casa, na boutique Luiz Argenta de Gramado ou nas principais lojas especializadas do país. O serviço Wine Delivery permite atender apreciadores da bebida de qualquer parte do país. Basta acessar www.boutiqueluizargenta.com.br e fazer o pedido.
Com a sutileza e sensibilidade que todo enólogo deve ter, Edegar Scortegagna, imprimiu seu conhecimento em cada garrafa, transferindo aos produtos o poder de inovação da Vinícola Luiz Argenta, aliando a alta tecnologia ao compromisso da empresa com a cultura do vinho de ontem, de hoje e de amanhã. A Vinícola Luiz Argenta, que mantém um processo de vinificação por gravidade, está instalada na antiga propriedade da Vinícola Riograndense, empresa que iniciou a história dos vinhos finos no Brasil. Dos 140 hectares, 55 se destinam a vinhedos próprios, de onde são cultivadas as uvas que originam os vinhos e espumantes da Luiz Argenta. São 16 variedades viníferas. A produção anual é de 150 a 180 mil garrafas. Seus vinhos descansam em uma adega subterrânea ao som de Tom Jobim. A empresa integra o roteiro dos Vinhos dos Altos Montes, que se prepara para sua Indicação Geográfica.


LA Brut
LA Extra Brut













Nenhum comentário: