quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Visita a mais de 15 vinícolas


Uma caravana de jornalistas e chefes de cozinha, convidados pela Apromontes e pela Aprovale, visitaram várias vinícolas de Flores da Cunha e Bento Gonçalves, num programa muito bem elaborado pelas agências de comunicação Conceito.com e Dialoga. As vinícolas visitadas foram, em Flores da Cunha, Monte Reale, Fante, Terrasul, Fabian, Viapiana e Escola de Gastronomia UCS/ICIF, onde participaram da 1ª Mostra dos Melhores Espumantes dos Altos Montes. Esspumantee e vinhos de cada vinícola da região foram servidos e explicados pelo dono ou pelo enólogo da casa. Outras visitadas foram Salvador, Nova Aliança e Luiz Argenta. Estava prevista passagem pela Góes & Venturini, mas faltou tempo. Na saída para Bento Gonçalves, a caravana passou pela Casavitra, em Farroupilha, uma fábrica de fogões e outros utensílios para cozinha em vidro, pois alguns dos membros da caravana eram chfes ou especializados em gastronomia.
Em Bento Gonçalves, foram visitadas as vinícolas Almaúnica, Miolo, Pizzato, Gran Legado e Sucos Suvalan, Vallontano, Torcello, Dom Cândido, Marco Luigi, Larentis, Don Laurindo e Dal Pizzol. Na Larentis, André Larentis propôs uma iniciativa que agradou a todos: formar grupos e, cada um, criar uma assemblage com vinhos da safra 2012 das variedades marselan, ancellota e merlot, os quais seriam bebidos no jantar, às cegas, com votos para ver o melhor. O vencedor foi o Ucha Reserva Especial, com 55% de merlot, 15% de ancellota e 20% de marselan, preparado pelo grupo constituído pela chef Luciana Leite, de Cuiabá; Danilo Ucha, Editor do Jornal da Noite; Gustavo Costa Acioli, da Bahia; Horst Kissman e Artur Rodrigues, de São Paulo. Mariana Lins Lima, de Recife. André prometeu colocar num barril de carvalho francês e apresentar o vinho, daqui dois anos, para ser degustado com um assado de cordeiro que prometi trazer de Livramento.
Também foi feito passeio no trem Maria Fumaça, entre Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, e participação no Jantar da DO, no Hotel Villa Michelon, no qual o INPI, através de Rodrigo Moerbeck de Almeida Neto, entregou o Certificado de Denominação de Origem aos vinhos merlot e chardonnay do Vale dos Vinhedos. Em homenagem aos que lutaram pela DO, desde 2007, ex-presidentes da Aprovale, foram-lhes entregues o tradicional sabre das sabrages – Marcos Valduga, Ademir Brandelli, Lídio Ziero, Aldemir Dadalt e AdrianoMiolo. O atual presidente, Rogério Carlos Valduga, também recebeu o sabre. A entrega foi feita pelo presidente do Conselho Superior, Aldemir Dadalt.

O Responsável deste blog, com o vinho criado por seu grupo na Vinícola Larentis. Rótulo do Ucha Reserva Especial foi idéia de Luciana Leite














Nenhum comentário: