quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RS: ovinocultores avaliam proposta de transição para pecuária orgânica em Pedro Osório

O Núcleo de Criadores de Ovinos de Pedro Osório, no Rio Grande do Sul,recebeu na última terça-feira (23), na localidade de Rincão do Salso, um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar, pesquisadores da Embrapa, técnicos de prefeituras municipais e ovinocultores da região, com o objetivo de avaliar a proposta de transição para o sistema de pecuária orgânica.
Os sistemas orgânicos de produção têm como base os princípios agroecológicos que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdícios desses elementos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Para o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Eduardo Souto Mayor, a grande maioria dos pecuaristas familiares da região Sul do Estado apresenta plenas condições de realizar a transição para a pecuária orgânica, afirmativa corroborada pelo médico veterinário Dirlei Matos de Souza, do escritório central da Emater/RS-Ascar.
O pecuarista familiar Altair Blank e sua esposa Rose, anfitriões da reunião, abriram sua propriedade para a realização de um trabalho de transição para a produção orgânica. Segundo o pecuarista, a propriedade de 58 hectares possui mão de obra familiar, produção de milho, criação integrada de bovinos, ovinos e alimentação dos animais basicamente com pastagem nativa. Ele acredita que, com o apoio dos extensionistas rurais, poderá atenuar a utilização de vermífugos, diminuir os custos de produção e aumentar o valor dos bovinos e ovinos a partir do uso do Selo de Produtos Orgânicos.
As informações são da Emater/RS, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Nenhum comentário: