quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Companhia da Nova Zelândia busca o ovino perfeito

A New Zealand Merino Company (NZM) está investindo em iniciativas científicas de produção para liberar o potencial do ovino perfeito. A companhia desenvolverá o projeto a partir de uma série de áreas geográficas e combinará grandes qualidades da carne e características da lã no mesmo animal.
Com a assistência do Primary Growth Partnership (PGP) do Governo, quem está liderando essa transformação é Mark Ferguson, geneticista especializado em lã final. "A Merino tem sido administrada e selecionada principalmente para produzir lã nos últimos dois séculos e, dessa forma, permanece relativamente não selecionada para características de carne e reprodução", disse ele. "Existem oportunidades enormes para trazer uma seleção mais balanceada e uma nutrição mais estratégica na indústria Merino e liberar esse potencial".
Ferguson conduzirá essas iniciativas em uma extensa área geográfica de ovinos produtores de lã fina, facilitando a captação do valor estimado de criação (EBVs, sigla em inglês), fornecendo robustez, incluindo soluções para pododermatite infecciosa, e facilitando o desenvolvimento de ovinos que combinem características ótimas para produtividade e retornos.
Os benefícios para o mercado estarão evidentes na maior confiança da oferta e consistência da qualidade, além de oportunidades de contratos para carne e lã. "Estaremos usando as últimas tecnologias em genética molecular para construir testes genéticos para pododermatite e, mais importante, esse teste também avaliará o genótipo do animal para todas as características de produção e saúde", disse Ferguson. "Essa tecnologia significa que uma gota de sangue coletado da orelha dos cordeiros ao nascimento pode ser usada não somente para prever a probabilidade do animal contrair pododermatite, mas também, para prever quanto será a produção e qual a qualidade da lã quando o animal for adulto, o quão rápido ele crescerá, sua probabilidade de ter parasitas, e várias outras características, incluindo a experiência de consumo quando esse cordeiro chegar ao prato".
John Brakenridge, diretor executivo da NZM, disse: "O desejo de fornecer aos produtores ovinos de cuidado fácil e voltados ao mercado marca o começo de uma nova era na indústria ovina da Nova Zelândia. Outras boas notícias da perspectiva de mercado é que esses resultados podem ser obtidos através de uma seleção cuidadosa e amplificação das genéticas existentes, ao invés do uso de algumas das mais controversas técnicas que foram discutidas nos últimos anos".
A reportagem é do www.ruralnewsgroup.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Nenhum comentário: