quinta-feira, 7 de abril de 2011

Embrapa Uva e Vinho e Ibravin debatem sobre a pérola-da-terra

Encontrada pela primeira vez em 1922, no Rio Grande do Sul, a ‘pérola-da-terra’, inseto que se alimenta de mais de 80 espécies de plantas cultivadas e silvestres, atualmente está presente em toda a região Sul do Brasil, em São Paulo e no Vale do São Francisco – onde foi detectada mais recentemente, em 2001. Por essa ‘abrangência’ – e, evidentemente, pela extensão dos prejuízos que causa à produção –, é considerada a mais danosa praga da videira no Brasil.
É diante dessa importância do tema que a Embrapa Uva e Vinho, como promotora, e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), co-promotor, esperam reunir em torno de 300 pessoas no evento ‘Reunião técnica sobre a pérola-da-terra’, programado para o dia 13 de abril, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.
A programação do encontro, que reunirá os principais pesquisadores sobre o assunto no país, prevê a abordagem da situação do manejo da pérola-da-terra Brasil afora, resultados recentes de pesquisas e novas alternativas de controle da praga, entre outros aspectos. As atividades acontecerão nos turnos da manhã e da tarde, devendo a inscrição, gratuita, ser efetuada através do site www.cnpuv.embrapa.br, que conta com link para tanto em sua página de abertura. Produtores de uva, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e lideranças vinculadas ao setor vitícola são esperados para o evento. As vagas são limitadas.
O coordenador da reunião técnica, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Marcos Botton, ressalta que o manejo da pérola-da-terra constitui-se num dos grandes desafios da vitivinicultura brasileira. É que, em função da gravidade do problema, “alguns viticultores têm utilizado para controle também inseticidas não-autorizados para a videira, colocando em risco toda a cadeia produtiva, devido ao problema de resíduos nos frutos”, assinala. Contudo, “mesmo com o emprego das práticas recomendadas para o manejo, em algumas propriedades a mortalidade de plantas continua ocorrendo de forma significativa: assim, queremos debater sobre as possíveis estratégias que podem ser empregadas para conviver com o inseto nas áreas infestadas”, complementa.
Serviço
O quê – Reunião técnica sobre a pérola-da-terra;
Quando – 13 de abril;
Onde – Hotel Dall’Onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Bairro Planalto - Bento Gonçalves, RS);
Quanto – Inscrições gratuitas, pelo site www.cnpuv.embrapa.br, no link ‘Eventos’, na página inicial;
Promoção – Embrapa Uva e Vinho, com co-promoção pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Programação
8h - Inscrições
8h30min - Abertura – Dr. Lucas da Ressurreição Garrido – Embrapa Uva e Vinho
8h45min - Situação atual do manejo da pérola-da-terra no RS – Dr. Marcos Botton – Embrapa Uva e Vinho
10h - Intervalo
10h15min - Situação atual do declínio e morte de plantas em SC – Dr. Marco Dal Bó – Epagri Videira (SC)
10h45min - Situação atual do manejo da pérola-da-terra no PR – Eng. agrônomo Edmundo Hadlich – Consultor
11h - Situação atual do manejo da pérola-da-terra no Vale do São Francisco – José Eudes Morais de Oliveira – Embrapa Semiárido (Petrolina, PE)
11h15min - Situação atual do manejo da pérola-da-terra em São Paulo – Luis Garrigos Leite – Instituto Biológico (São Paulo, SP)
11h30min - Discussão
12h - Intervalo para almoço (não-incluído no evento)
Resultados recentes de pesquisas
13h30min - Resposta das plantas de videira ao ataque da pérola-da-terra – Dr. Henrique Pessoa dos Santos – Embrapa Uva e Vinho
14h30min - Interação pérola-da-terra x formigas doceiras – Prof. Dr. Odair Correa Bueno – Unesp Rio Claro (SP)
15h30min - Intervalo
15h45min - Novas alternativas de controle: Inseticidas, fungos e nematóides entomopatogênicos – Dr. Marcos Botton – Embrapa Uva e Vinho
16h15min - Avaliação de porta-enxertos resistentes a pérola-da-terra – Dr. Paulo Ricardo Dias de Oliveira – Embrapa Uva e Vinho
16h45min - Fungos de solo (Phaeocremonium, Cylindrocarpon e Fusarium) e de madeira (Botryosphaera) causadores de morte de plantas: como manejar em áreas infestadas com a pérola-da-terra – Dr. Lucas da Ressurreição Garrido – Embrapa Uva e Vinho
17h30min – Encerramento

Nenhum comentário: