quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feijoada também requer um bom vinho


A bela e gostosa feijoada do Deville
Foto Arquivo JN
............

Há quem a prefira com caipirinha e cerveja. Eu também começo com caipirinha, mas, depois, não dispenso um cabernet, um merlot ou um tannat. Escrevo isso porque a mais famosa das feijoadas do Rio Grande do Sul, a do Plazinha, estará de volta dia 30 de abril, pois, por aqui, em Porto Alegre, feijoada é quase sempre só no inverno e não, como no Rio e São Paulo, onde é servida durante todo o ano. A temporada de feijoada está começando também em outros hotéis como Continental, Novotel, Deville. No Sheraton, há todos os domingos.
A gerente do Plaza Porto Alegre, Fátima Rodrigues, está anunciando para o dia 30 de abril, um sábado, o início de mais uma temporada da tradicional Feijoada do Plazinha. Será a 35ª ano consecutivo da feijoada tantas vezes premiada por revistas, jornais e experts em gastronomia. O horário é das 12 às 15h, e, como sempre, terá mesa de petiscos para recepção (pasteizinhos, linguiça, torresmo, aipim frito e outros saborosos aperitivos), a autêntica feijoada em panelas de ferro, variados acompanhamentos e sobremesas típicas gaúchas e internacionais, tudo sob a supervisão do gerente deAlimentos & Bebidas do Plaza, Valdir Devitt. “Vamos procurar apresentar novidades. Precisamos renovar sempre para continuarmos mais fortes na liderança”, diz ele. Só para lembrar: na entrada, degustação de aguardentes, batidas de frutas tropicais, coquetéis e a tradicional caipirinha de cachaça.
Preço: R$ 50,00 + 10%
Endereço: Senhor dos Passos, 154.
Telefone: (51) 3220-8000.
www.plazahoteis.com.br

O que é a feijoada

A feijoada é um dos pratos mais populares do Brasil. Cheio de ingredientes como orelha, pé, costelinha, rabo de porco (há quem não goste, por causa da gordura, mas, para mim, tem que ter nacos de toicinho), pimenta, louro e tantas outras coisas, além da farofinha, laranja e muita couve refogada, a feijoada virou prato chique, servido em grandes hotéis de todo o Brasil e motivo de confraternização e reunião de amigos. E tudo isso regado à caipirinha, outro ícone da culinária brasileira. Mas de onde veio esta delícia? Há muitas polêmicas sobre isso. Muitos dizem que a feijoada é uma herança dos escravos. Na senzala, eles aproveitavam as sobras dos alimentos desprezados pelos senhores da casa-grande – os restos do porco – e faziam a sua refeição. Os donos viram, provaram e gostaram. Outros acreditam que sua origem tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremaduram di Alto Douro e Trás-os-Montes, que misturam feijão de vários tipos – menos feijão preto -, lingüiças, orelhas e pé de porco. E ainda há o grupo que afirma que a feijoada é um prato inspirado em outro prato europeu, como o cassoulet francês, que também leva feijão no seu preparo.
Outros hotéis de Porto Alegre, como Continental, Sheraton, Novotel e Deville também servem belas feijoadas. O Sheraton inovou e tem a especialidade todos os domingos.

2 comentários:

Jorge Ducati disse...

Ola Danilo!
Pois olha, eu sei que sou largamente minoritario, e até bizarro...mas para mim, a feijoada é melhor acompanhada por vinho branco! eu sempre achei que a feijoada é muito forte, e que com vinho tinto, um mata o outro; logo, vai melhor com um branco encorpada, não-floral, nem aromatico, portanto, algo como um Semillon, um Trebiano, mas sem madeira... desce que é uma beleza!
Abraços enofilos

Jorge Ducati

Plaza Hotéis disse...

Muito bacana o seu post. =)