terça-feira, 19 de abril de 2011
Bodegas Nieto Senetiner apresentou a linha Cadus
Os vinhos Cadus têm excelentes pontuações internacionais
...........
O nascimento da marca de vinhos Cadus remonta ao ano de 1995, momento em que os vinhos super concentrados da Toscana causaram verdadeiro furor no mundo, devido denominação ‘super toscanos’. Na Bodegas Nieto Senetiner, de reconhecida descendência italiana, na Argentina, este modelo foi aplicado com o suporte de Alberto Antonini, enólogo e consultor internacional italiano, que sei uniu à equipe dirigida por Roberto Gonzáles (enólogo chefe) e Tommy Hughes (diretor agrônomo) que estiveram, na semana passada, em Porto Alegre para a apresentação da linha Cadus. Foi dia 15 de abril, a Lize Jung me mandou o convite, mas estava em São Paulo e não pude ir. O encontro aconteceu no restaurante La Pampa e contou com a presença de Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da Porto a Porto.
Cadus significa vasilha em latim, elemento utilizado na antiguidade para guardar pequenas parcelas de vinho. Em sua colheita de estreia, em 1999, Cadus soube se posicionar nos mais relevantes pedestais do mundo do vinho, ao ser considerado “Revelação do Novo Estilo de Vinho na Argentina”, crítica relevante assinada pela Master of Wine do mundo vitivinícola europeu, Jancis Robinson.
Por todos estes motivos, a linha Cadus representa a elegância e sofisticação de vinhos tranquilos e espumantes da Bodegas Nieto Senetiner. Indicado para amantes de vinhos, que possuem paladar exigente, Cadus valoriza a trajetória da vinícola e posiciona-se como um clássico, repleto de personalidade.
O chef Ricardo Sabbado do restaurante La Pampa preparou um cardápio especialmente para o evento que contou como Entrada: Mesclun de folhas da estação com lâminas de damascos e castanhas de caju. Bastonetes de palmito pupunha em redução de aceto balsâmico, harmonizado com Espumante Nieto Senetiner Brut Nature; Primeiro Prato: Conchiglioni
recheado com mousseline de presunto parma ao molho cremoso de gruyére. harmonizado com vinhos Cadus Syrah 2002 e Cadus Malbec 2008; Prato Principal: Entrecot de angus argentino com risotto de funghi porcini ao molho de mostarda ancienne harmonizado com os vinhos: Cadus Malbec 2007 e Grand Vin Cadus 2008. De sobremesa: Crepe de doce de leite com vinho licoroso também da Nieto Senetiner: Don Nicanor colheita tardia.
Sobre a linha Cadus Single Vineyard:
Primeira colheita: 1996
Potencial de Guarda: 10 anos
Variedades: Malbec (todos os anos), Cabernet Sauvignon e Syrah (quando
a qualidade das uvas permite).
Prêmios: Decanter World Wine Awards 2008: Gold Medal (Trophy) - Cadus
Malbec 2004 | Argentina World Wine Awards 2008: Gold Medal - Cadus
Malbec 2004.
Pontuações:
Robert Parker - Wine Advocate: 92 pontos – Malbec 2006.
Robert Parker - Wine Advocate: 92 pontos - Malbec 2004.
Wine Enthusiast: 90 points - Cabernet Sauvignon 2003; 92 pontos -
Malbec 2002; 91 pontos - Syrah 2002; 92 pontos - Malbec 2000 Estiba
39.
Wine News: 91 pontos - Malbec 2000.
Wine Spectator: 91 pontos – Malbec 2004; 90 pontos - Malbec 2002.
Stephen Tanzer - International Wine Cellar: 91 pontos - Cabernet
Sauvignon 2003; 90 pontos - Malbec 2000 Estiba 39; 92 pontos -
Cabernet Sauvignon 2002.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário