terça-feira, 19 de abril de 2011

D.O.M e chef Atala são destaques mundiais novamente


O chef Alex Atala também curte a carne de cordeiro
Foto Divulgação
............
Não sei se foi pelos pratos com carne de cordeiro que o chef Alex Atala entrou, mais uma vez, na lista dos melhores chefs do mundo, junto com seu restaurante D.O.M, em São Paulo, mas quem o conhece sabe que ele é muito bom na paleta de cordeiro ao perfume da Amazônia, nos stincos de cordeiro, na paleta de cordeiro ao forno com farofa, na paleta de cordeiro com farofa de frutas secas brasileiras, na sela de cordeiro e nas almôndegas de cordeiro com linguine, além de outros pratos com cordeiro que já preparou em seus restaurantes. Ele merece a nova distinção, como informa Ticiana Neves, jornalista da KRP Relações Públicas:
“Pelo sexto ano consecutivo, o D.O.M. está presente na seleção feita pela principal publicação gastronômica mundial, subindo 11 posições. Em sua décima edição, a “Restaurant Magazine” elegeu mais uma vez os 50 melhores restaurantes do mundo e, pelo sexto ano consecutivo, o D.O.M. Restaurante, do chef Alex Atala está presente na premiada lista. Posicionado em 2010 em 18º. lugar, o restaurante subiu 11 posições, agora na sétima colocação. A casa segue sendo o Melhor Restaurante da América Latina, de acordo com a lista.
Publicado anualmente pela revista britânica “Restaurant” desde 2002, o S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants é reconhecido como o mais célebre indicador dos melhores lugares para comer nos cinco continentes. O prestigiado ranking é compilado pela Nespresso World’s 50 Best Academy, que reúne jornalistas de gastronomia, críticos, editores e comentaristas em todo o mundo. Ao todo, foram cerca de seis mil votos de mais de 800 especialistas.
Em sua primeira aparição, em 2006, Atala conquistou a 50ª posição no ranking publicado pela “Restaurant”. No ano seguinte, o D.O.M. figurou no 38º lugar e, em 2008, o restaurante brasileiro esteve na 40ª posição. Em 2009, o chef comemorou o 24° lugar, subindo 16 posições, e, em 2010, o restaurante ficou entre os 20 primeiros da lista, emplacando o 18º. lugar, além de ser classificado como o Melhor Restaurante da América Latina.
No Brasil, o D.O.M. possui cotação máxima no “Guia 4 Rodas” e já ganhou prêmios como melhor cozinha contemporânea da capital paulista, pelas revistas “Gula” e “Veja São Paulo”, e melhor restaurante do ano, pela revista “Prazeres da Mesa”.
Para a compilação da lista, o mundo foi dividido em 27 regiões, cada uma com uma cadeira regional que preside a um painel de juízes, que, juntos, formam a Nespresso World's 50 Best Academy. Cada membro pode dar sete votos, dos quais o máximo de quatro para restaurantes de sua própria região. Qualquer restaurante votado deve ter sido visitado nos últimos 18 meses, e ninguém tem permissão para votar em seu próprio restaurante. A lista completa está disponível no site www.theworlds50best.com.
Criativo e irrequieto, Alex Atala é reconhecido, no Brasil e no exterior, por explorar, a partir de bases clássicas e técnicas atuais, as possibilidades gastronômicas dos ingredientes nacionais. Chef e proprietário do premiado restaurante D.O.M. - acrônimo de Deo Optimo Maximo, que significa "Deus é ótimo e máximo" - Atala é também o mais premiado chef brasileiro. Em seus 11 anos de vida, o D.O.M. ganhou várias vezes o primeiro prêmio de publicações especializadas, nacionais e internacionais, e cativou uma clientela fiel que lota o restaurante todos os dias.
Na incansável busca de promover a gastronomia nacional, o chef Alex Atala participa frequentemente de eventos internacionais e ministra aulas ao redor do mundo, como Cook It Raw (Itália e Finlândia), Madrid Fusión (Espanha), Identitá Golose – Congresso Italiano Di Cucina D’autore (Itália), Melbourne Food and Wine Festival (Austrália) e Bon Appètit (Estados Unidos).
Atala também é um estudioso e constantemente convidado para assinar colunas e artigos em revistas sobre gastronomia. Entre julho de 2004 e o primeiro semestre de 2006, o chef foi o apresentador do programa “Mesa pra Dois”, do canal de TV a cabo GNT. Atualmente Atala é titular de uma coluna mensal na revista “Prazeres da Mesa”, da editora 4Capas, de São Paulo e comanda o programa boletim “Tira Gosto Eldorado”, na Rádio Eldorado.
O chef divide todas essas experiências em seus livros: “Alex Atala - Por uma Gastronomia Brasileira” (2003, Editora BEI), “Escoffianas Brasileiras”, escrito com a jornalista Carolina Chagas (2008, Editora Larousse) e “Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária e Papo-Cabeça ao Alcance de Todos” (2008, Editora SENAC São Paulo) com o sociólogo Carlos Alberto Dória.
Sua mais recente contribuição ao universo gastronômico é o restaurante Dalva e Dito, inaugurado em 2009, em São Paulo. Com o Dalva e Dito, Alex reforça a crença na gastronomia brasileira. O cardápio da casa é 100% nacional e se aproveita das técnicas de alta gastronomia para tornar os pratos do nosso dia a dia ainda mais apetitosos.
O D.O.M. Restaurante foi aberto no final de 1999, com o intuito de resgatar sabores da cozinha brasileira sob um olhar contemporâneo. Em onze anos de existência, o D.O.M. segue fiel à sua proposta gastronômica original de se dedicar a um número limitado de clientes, à celebração, aos eventos especiais e à prestação de tributo a ingredientes nacionais, notadamente no menu safrado, com itens como o arroz negro levemente tostado com legumes verdes e leite de castanha do Pará (2009) e a pupunha fresca com vieiras e molho de coral (2001).
O ambiente em tons de bege, marrom e preto é marcado por madeira e cerâmica, sem perder a sofisticação. O projeto é do decorador pernambucano José Roberto Moreira do Valle, que acentua a vocação brasileira da casa com itens como diversas obras de arte de artistas nacionais convivendo tranquilamente com um lustre Baccarat assinado por Philippe Starck, entre outros detalhes.
D.O.M. Restaurante fica na rua Barão de Capanema, 549, Jardins, SP, tel.: (55) (11) 3088-0761.”

Nenhum comentário: