quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quando menos é mais – Bodega Copetti & Czarnobay


O Brut do Antoninho e do André
Foto: Carlos Ben
..............


A Bodega Copetti & Czarnobay é o novo sabor de Encruzilhada do Sul, a província vinícola do Sudeste gaúcho. A vinícola lança Brut e se prepara para apresentar seu primeiro Merlot.
Do vinhedo ao vinho, o controle de produção. Na receita, o amor pela profissão. E na bagagem, a experiência de uma vida inteira dedicada a transformar a uva em vinho. Assim surge a Bodega Copetti & Czarnobay (quem, no mundo do vinho, não conhece o Antonio Czarnobay?), uma novidade em Encruzilhada do Sul, que coloca no mercado seu primeiro produto, um espumante brut elaborado em processo charmat longo, e se prepara para apresentar o tinto Merlot.
Na linha de frente está o reconhecido trabalho de Antônio Czarnobay, único brasileiro a ter ocupado o cargo de vice-presidente da Union Internationale des OEnologues (UIOE). A dupla se fortalece com André Copetti. Sócios desde 2009, eles decidiram trabalhar com a potencialidade de um vinhedo de apenas 4 hectares, tirando dele o que de melhor se pode esperar de uma uva.
São três variedades – Cabernet Sauvignon (2 ha), Merlot (1 ha) e Chardonnay (1,2 ha). Conduzidos em espaldeira e com uma densidade de 4 mil pés por hectare, Copetti e Czarnobay brindam os primeiros goles de uma pequena produção de alta qualidade. “Aliviamos a carga, a exemplo da Califórnia, priorizando a qualidade. Esta é a nossa proposta”, destaca Antônio Czarnobay, que sai de Bento Gonçalves - 240 km de distância -, onde reside, semanalmente, para acompanhar de perto o trabalho. “Tratamos este vinhedo como um filho”, ressalta.
Aplicando tratos culturais diferenciados, com predomínio do trabalho manual, não só o cultivo da uva como também a vinificação da bodega é feita em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste Gaúcho. Por apresentar um solo arenoso, com alta capacidade de drenagem, uma altitude 500 metros e poucas chuvas, a região vem se destacando pela excelente qualidade da fruta, o que já garante vinhos e espumantes com atributos superiores.
Este ano, os sócios comemoram uma safra atípica – elevada qualidade e quantidade. Mesmo assim, eles mantêm o controle de produção. Czarnobay conta que a colheita deste ano foi antecipada para utilizar a matéria prima na elaboração do espumante. “Colhemos antes para ter uma acidez mais elevada, menor cor e menos teor alcoólico, características ideais para a bebida”, explica. A ideia é lançar um espumante brut champenoise na próxima safra. Com foco no espumante, a intenção também é ampliar o cultivo da variedade Chardonnay, além de enxertar a Pinot Noir.
Das 6.000 garrafas restam apenas 4.800. Com a marca Copetti e da Safra 2010, o primeiro espumante da bodega chega ao mercado na versão Charmat. Elaborado a partir de 75% Chardonnay, 15% de Cabernet Sauvignon em branco e 15% de Merlot em branco, se destaca por ser bastante frutado com toques de maçã verde e pêssego. Fresco e com boa acidez, apresenta volume e boa estrutura, quase untuoso na boca e com certa cremosidade que lembra um champenoise, características proporcionadas pelo corte. Com perlage constante e persistência final, o espumante pode ser encontrado em casas de Bento e Garibaldi como o Pessali, Rosmarino e Mamma Gema, este no Vale dos Vinhedos. Interessados podem entrar em contato com o criador, Antônio Czarnobay, através do telefone 54 9972.0608.
Merlot 2009
Outra aposta de Copetti & Czarnobay é o Merlot. Atraídos pela intensidade da fruta, eles resolveram dar um toque de madeira colocando o vinho em seis barricas de carvalho francês. Um pequeno lote de 2.300 garrafas deverá ser lançado durante a Fenavinho Brasil 2011, que acontece de 29 de abril a 8 de maio, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O vinho atingiu 12.8% de álcool sem a necessidade de chaptalização, apresentando 75 de IPT (Índice de Polifenóis Totais).

Nenhum comentário: