quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quais os vinhos que combinam com a Páscoa?

Sheyla Pereira, da Art des Caves - Fone: (11) 5525-2400 R: 2424, www.artdescaves.com.br – manda as dicas do sommelier Bruno Hermenegildo, consultor do Grupo Art dês Caves.
De todas as datas comemorativas, sem dúvida, a Páscoa é uma das mais especiais, não apenas por seu significado cristão, mas também pelo verdadeiro show de gastronomia que proporciona aos amantes da boa mesa. Em meio a tantos pratos deliciosos que são preparados exclusivamente para a época, o bacalhau é sempre a grande estrela. Seja assado, ao molho, grelhado ou combinado a outros ingredientes, ele é a preferência nacional quando o assunto é o cardápio da Páscoa. Chocolates e carnes especiais como as de cordeiro são outras delícias que ganham destaque. Mas, para que o menu fique completo, é preciso harmonizar o prato escolhido com o vinho adequado. Confira algumas dicas para fazer essa combinação de forma harmônica.
Bacalhau: dependendo da forma como ele é preparado, a harmonização pode variar. Em pratos onde há uma quantidade significativa de temperos, legumes e outros ingredientes, o ideal é um tinto leve e com ótima acidez, pois seu frescor e vivacidade harmonizarão muito bem com a untuosidade do prato; já para um bacalhau simples regado a muito azeite, a indicação são vinhos brancos de ótima acidez e estrutura, como um grande viognier francês (especialmente os produzidos na região de Condrieu), ou até mesmo um Chardonnay com leve passagem por madeira. Além disso, é de extrema importância averiguar a temperatura correta do vinho para não prejudicar a harmonização. Um vinho tinto encorpado servido muito gelado é intragável, já que a percepção dos taninos aumenta e, com isso, a bebida aparenta amarrar nossa boca. No caso de um branco em temperatura superior, perdemos o principal do vinho que é a acidez, frescor e vivacidade. Desta forma, provaremos um branco chato e enjoativo. O vinho na temperatura ideal, no caso de tintos, é de 15ºC a 18ºC e brancos, de 9ºC a 13ºC. Isso torna a harmonização correta e completa.
Chocolate amargo: para a degustação de chocolate amargo, o ideal, ao contrário do que muitos pensam, é um vinho tinto seco, mas com alto teor alcoólico e com taninos fáceis e adocicados. Um corte de Cabernet Sauvignon com Syrah, da incomum, porém, maravilhosa região de Extremadura, na Espanha, como o VSM Cabernet/Syrah 2006, que têm álcool elevado e um tanino extremamente adocicado, é exemplo de harmonização inusitada, mas, ao mesmo tempo fantástica. Outros vinhos que harmonizam com chocolate amargo são Grande Malbec Argentino e Carménère Chileno.
Chocolate ao leite e branco: para os chocolates ao leite e branco, onde o teor de açúcar é muito maior, é indicada a utilização de vinhos brancos de sobremesa, como Tokay, Late Harvest, Viognier Vendimia Tardia 2006 e até mesmo um Sauternes de alta qualidade. Muitos apostam na combinação chocolate/vinho do porto, mas, se tiver de escolher entre algum deles, deve-se dar preferência a um Rubi, por ser mais leve e menos intenso, já que o L.B.V e o Vintagesão são muito fortes para o chocolate.
Carnes de cordeiro, pernil e coelho - para carnes mais intensas em sabor como o cordeiro, que tem uma leve nuance adocicada, nada mais interessante que um excelente Cabernet Sauvignon, como o Meerendal Cabernet Sauvignon da África do Sul, um vinho com muita estrutura, persistência e grande complexidade aromática. Já as carnes como pernil e coelho, dependendo da forma elaborada, são leves e delicadas. Uma harmonização muito interessante tanto para o pernil como para o coelho é um Shiraz leve e delicado, sem muitos taninos e intensidade para evitar que o vinho sobrepuje o prato. O mais indicado é o Juno Shiraz, um vinho da região de Paarl muito agradável, com notas picantes de pimenta do reino e muita fruta.
Sobre a Art des Caves - Clássico ou Moderno? Madeira ou Metal? Algo mais particular ou a explicitação do glamour? Os estilos são diversos, as formas de relacionamento variam, mas todos concordam: o vinho é uma grande paixão e merece os maiores cuidados para ser apreciado.
Pensando em todos os estilos, a Art des Caves desenvolve há 13 anos as melhores adegas e climatizações para você apreciar esta grande paixão.
Atendendo tanto os clientes que admiram a tecnologia, o design moderno e a objetividade quanto os que seguem as tradições preservam a cultura à risca e gostam de vivenciar no seu ambiente o estilo dos vinhos.
Os produtos são encontrados nas 8 boutiques Maison des Caves pelo Brasil. Para conhecer a loja mais próxima, informe-se pelo site: www.maisondescaves.com.br ou SAC Art des Caves (11) 5525-2411.
Sobre a Maison des Caves – A boutique oficial de vinhos, adegas e acessórios da Art des Caves – pioneira na fabricação de adegas climatizadas no país, é o lugar certo para os amantes da bebida. Com ambiente acolhedor e atendimento personalizado de sommeliers, você tem todo o conforto e orientação para escolher os rótulos que mais combinam com seu gosto. São centenas de opções de vinhos dos mais diversos países, além de taças e acessórios de todos os tipos, que combinam com diferentes momentos. As oito lojas Maison des Caves – são quatro unidades mais o showroom na cidade de São Paulo e outras três no Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
www.maisondescaves.com.br

Nenhum comentário: