quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ibravin prepara a sua melhor participação na ExpoviniS 2011


Gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini

Lançamentos das vinícolas brasileiras estarão em destaque no estande Vinhos do Brasil.
Foto Orestes de Andrade Jr.
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A cada ano a representatividade dos vinhos brasileiros dentro da feira vem crescendo. Em 2009, o Ibravin ocupou um estande de 352m², levando 25 vinícolas; em 2010, o espaço foi de 520m², com 35 empresas; e este ano, passou para 557m², com 31 empresas.
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) ocupará o maior estande da Expovinis 2011 com área de 557 m² para uma participação coletiva de 31 vinícolas verde-amarelas. No espaço Vinhos do Brasil estarão presentes outras 16 cantinas, totalizando uma participação recorde de 47 empresas nacionais na 15ª edição do Salão Internacional do Vinho, a maior feira do setor da América Latina e uma das dez mais importantes do mundo.
O principal estado produtor de vinhos do País – o Rio Grande do Sul – estará representado nas suas diferentes regiões – a Serra, o Vale dos Vinhedos e a Campanha Gaúcha. O estande coletivo do Ibravin ainda terá uma vinícola do Paraná (a Dezem) e uma de Santa Catarina (Santo Emílio).
“A Expovinis é a principal vitrine de vinho da América Latina”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Ele lembra que a eleição dos dez melhores vinhos em exposição, o Top 10 Expovinis, tem uma força comparável, guardadas as devidas proporções, ao Julgamento de Paris, que ocorreu em 1976, na França, rendendo fama aos vinhos californianos que venceram uma degustação às cegas com os franceses. Como a seleção dos melhores da Expovinis também é feita às cegas – sem o conhecimento dos rótulos e dos países de origem – os vinhos brasileiros têm surpreendido os céticos nos últimos anos.
No ano passado, a Villagio Grando, de Santa Catarina, ganhou o prêmio de melhor Chardonnay da feira. Nesta mesma categoria, disputada por vinhos do mundo todo, a Cordilheira de Santana, da Campanha Gaúcha, já havia vencido em 2008, surpreendendo o júri de especialistas e o público em geral. Bertolini recorda, porém, que a maior surpresa na categoria custo-benefício foi em 2008, quando o vinho tinto Rio Sol Cabernet/Shirraz, que na época custava somente R$ 26, acabou ficando em 1º lugar na categoria vinhos tintos nacionais, empatado com o Marson Gran Reserva Cabernet Sauvignon.
É neste palco que as vinícolas brasileiras irão mostrar seus últimos lançamentos para um público superior a 16 mil pessoas, que terão a sua disposição 300 expositores do mundo todo. O melhor caminho, contudo, estará logo na entrada do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte pelos corredores verde-amarelos do estande Vinhos do Brasil, dando as boas-vindas aos visitantes.
Data: dias 26, 27 e 28 de abril.
Horários: das 13h às 21h (no dia 28, fecha às 20h). Aberta ao consumidor apenas nos dias 27 (das 18h às 21h) e 28 (das 18h às 20h).
Ingressos: de R$ 20 (estudantes) a R$ 50.
Local: Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.
Confira as vinícolas que estarão presentes no estande do Ibravin:
Aliprandini e Meyer Vinhos Finos, Antonio Dias Vinhos Finos, Boscato Indústria Vinícola, Cave Marson Vinhos e Espumantes, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cordilheira de Santana, Don Bonifácio Vinhos Finos, Don Giovanni Vinhos Finos, Don Guerino Vinícola Casa Motter, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Vinícola Armando Peterlongo, Vinícola Valmarino, Guatambu Ind. e Com. Alimentos, José Sozo Vinhos Finos, Pomar Arerunguá, Vinhos Don Laurindo, Vinícola Almaúnica, Vinícola Campos de Cima, Vinícola Dezem, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Galiotto, Vinícola Góes & Venturini, Vinícola Irmãos Basso, Vinícola Marco Luigi, Vinícola Monte Lemos, Vinícola Perini, Vinícola Peruzzo, Vinícola Santo Emílio, Vinícola Viapiana e Wine Park.

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