quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vinhos do Uruguai e sua bela Rainha


Dayana, Rainha da Vindima do Uruguai 2011, brilhou em Canelones
Foto Bodegas Del Uruguay
.................
A indústria vinícola uruguaia teve sua grande noite em Las Piedras e elegeu a nova Rainha da Vindima, segundo esta informação da Newsletter Bodegas Del Uruguay. A bela maragata Dayana Brito recebeu o cetro de sua conterrânea Angela Martin, que o luziu com orgulho e até o passeou fora do país durante todo 2010. A atividade ampla, intensa e variada de INAVI -criador e organizador junto a Prefeitura de Canelones deste evento, que incluiu um atraente espetáculo, destacou na Vindima do Bicentenário, definida pelo seu próprio Presidente, enólogo Ricardo Calvo, como "uma colheita de biblioteca". Naquela mesma noite, INAVI também somou a sua presença e a do vinho no Teatro de Verão para o fechamento do Carnaval 2011.
Na Quinta-feira, 18 de março lançou-se o Dia da Vindima no Cabildo de Montevidéu, diante de uma multidão de jornalistas, autoridades nacionais, parlamentares, diplomatas e profissionais do setor. Abriu o evento, destinado a informar a verdadeira dimensão e significado desta celebração para todos os uruguaios e as características desta vindima, o presidente do Instituto Nacional do Vinho (INAVI) Ricardo Calvo, que asseverou que o ano 2011 será "de biblioteca", ótimo para a elaboração de vinhos de excelência. "Devido às condições meteorológicas que levaram a uma melhor maturação das uvas, será difícil de encontrar um ano como este na história, onde os enólogos vão sobressair com a elaboração de vinhos que não têm nada a invejar a os outros da região ou os maiores produtores do mundo", disse, acrescentando que "no futuro e por muito tempo vai-se falar da colheita de 2011."
Calvo também enfatizou que, embora a concentração da indústria do vinho uruguaio está em Canelones, a vindima envolve dezesseis departamentos e "começa em Artigas seguindo o litoral norte e sul, até o núcleo principal que é a região metropolitana. No total, pouco mais de 8200 hectares de vinhedos plantados no Uruguai."
Mais tarde, a antropóloga Mariana Viera explicou o significado deste dia e de sua disciplina concebida como um "ritual". Segundo a antropóloga um ritual "marca uma mudança, um antes e um depois, uma transformação em nossa capacidade como indivíduos, como grupo, ou como sociedade inteira." No caso do ritual da vindima "muitas mudanças ocorrem, tanto para aqueles que trabalham no setor e para a nossa sociedade como um todo", por quanto "está na hora de mostrar que somos parte de um universo de países que produzem bons vinhos e eles também são exportados para diferentes partes do mundo."
O prefeito de Canelones, Marcos Carámbula, concluiu a coletiva enfatizando a idéia de que "o vinho deve ser a nossa bebida nacional". Além disso, o prefeito expressou que "como médico aconselho a tomar uma taça diária de vinho, pois tem as mesmas propriedades de uma maçã e possui virtudes antioxidantes", e concluiu que "o festival da vindima tem que unir as grandes vinícolas exportadoras e o pequeno produtor que são diferentes elos desta cadeia formada por cinco mil famílias que não pode ser quebrada, porque é a essência de Canelones."
No fechamento do evento houve um brinde com apresentações artísticas de dança, pintores e músicos em torno do tema da vindima.

O show e a Rainha

O Parque Tecnológico Canario de Las Piedras viveu um sonho na noite do 19 de março, quando, com a presença de uma imponente lua cheia desenvolveu-se a festa do Dia da Vindima do Bicentenário e foi eleita a Rainha para 2011.
Uma multitude reunida no PTC, em primeira instância, para desfrutar de uma vasta gama de vinhos nacionais agrupados por didaticamente por casta e não por vinícola, como é mais comum. A afluência foi tão grande que superou as expectativas e as taças que foram entregues ao módico preço de $ 50 uruguaios com direito ilimitado de consumir os vinhos oferecidos acabaram perto do final da degustação.
Mas o verdadeiro destaque da noite foi a eleição da Rainha da Vindima de 2011. O espetáculo, criado e dirigido por Nelson Mancebo em roteiro escrito pela Assessora do INAVI Estela de Frutos, foi concebido como um "passo a passo" da tradição e da realidade do vinho do Uruguai desde meados do século XVII, quando colonos espanhóis plantaram videiras, olivas, nozes, até a viticultura uruguaia do século XXI", com os méritos muito apreciados da tipicidade da casta emblemática Tannat", com a chegada da imigração, a tecnificação e a reconversão como as etapas mais significativas.
O show, bem colorido e de fina criatividade, também incluiu a cantora Ana Prada e sua banda, que apresentaram algumas de suas melhores canções. As nove candidatas para a coroação foram integradas por Mancebo nos diferentes quadros com dançarinos e atores profissionais, de modo a mostrar para o júri e o público, além de sua beleza, seu charme e seu desenvolvimento no palco.
A lista de participantes, cidade e Departamento que representaram é: Stefany Rodríguez (20), Montevidéu; Luciana Echeverri (18), Durazno; Carolina Rodríguez (19), Canelones; Dayana Britos (18), San José; Mariana Frodella (18), Soriano; Anna Karenina Semenchuk (19), Paysandú; María Ayelén Bértora (18), Rio Negro; Paola Balbi (18), Salto e Lorena Romaso (19), Colonia.
O júri, que tomou a sempre difícil tarefa de escolher apenas uma entre todas, estive formado por: Viviana del Rio - diretora do site Bodegas del Uruguay, enólogo Fernando Pettenuzzo - Presidente da Associação de Enólogos do Uruguai, Omar Varela - diretor e ator, Nacho Cardozo - Coreógrafo, Nidia Telles - Atriz, Marcelo Tortorella - Diretor de Turismo de Paysandú, Prof. Pablo Rivero - historiador do Departamento de San José, Angel Spinoglio - Bodegueiro do Departamento de Montevidéu, Adriana Carvallo - Representante do Rotary de Salto, Esc. Anabel Cavalero - Representante da Prefeitura de Canelones, Alarico Rodriguez - Doretpr da vinícola Mauá de Soriano, Virgínia Bruzzone Carbajal - vinícola Bruzzone & Sciutto de Durazno, e Miriam Tesio - Representante do Departamento de Colonia.
Especialmente convidada pela Prefeitura de Canelones, de modo a estender um ponte irmanando a vitivinicultura do Rio de la Plata, assistiu Gabriela Koltes, a nova Rainha Nacional da Vindima da Argentina. Também esteve presente para entregar o cetro a Rainha Nacional de 2010, Angela Martin, de San José.
Por último foram consagradas como a primeira princesa, Carolina Rodríguez de Canelones, como Vice-Rainha María Ayelén Bertora de Río Negro, e como Rainha da Vindima de 2011, Dayana Britos, uma bela moça de dezoito anos, e como a sua antecessora, nascida no Departamento de San José.

O desfile

No dia após a eleição, a principal avenida da cidade de Las Piedras viveu uma grande festa com um desfile da Rainha Nacional da Vindima com a vice-rainha e a primeira princesa, acompanhadas das rainhas departamentais e zonais, as Rainhas Meninas e Grupos de Dança Folclórica. Também nesta ocasião, assistiu a Rainha da Vindima da Argentina, Gabriela Koltes, a Rainha Nacional de 2010 Angela Martin e a Rainha do Departamento 2010, Flavia Alicandro, que receberam o carinho e admiração de todos os presentes.

Nenhum comentário: