segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aurora, pioneira no enoturismo

Pioneira no enoturismo da região dos vinhedos, há 40 anos, a maior vinícola brasileira se prepara para receber os turistas que no inverno procuram a Serra Gaúcha. Com uma equipe treinada para o receptivo, o passeio pelas instalações da Aurora tem em seu roteiro a apresentação dos diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. Os visitantes começam o roteiro na vinícola assistindo ao vídeo institucional, cuidadosamente produzido para levar o visitante à viagem pela cultura do imigrante italiano, a beleza natural da Serra Gaúcha e o amor dos viticultores -produtores de uvas, cooperados da Aurora- pelo cultivo das vinhas. Os visitantes, sempre acompanhados por funcionários da vinícola, especializados nesse receptivo, passam por todas as etapas de elaboração do vinho, os tanques de fermentação em aço inoxidável, os barris de carvalho francês, as grandes pipas de madeira históricas e terminam na Cave di Baco, com a degustação gratuita de vários dos produtos premiados da vinícola. No trajeto, o visitante passa pelas instalações da vinícola por túneis subterrâneos que interligam as áreas mais antigas e as mais novas. Para receber cada vez melhor os mais de 150 mil turistas/ano, a Aurora reformulou seu roteiro colocando mais conforto na área de degustação de produtos e acessibilidade nos locais de visitação, com plataformas para cadeiras de rodas, rampas de acesso, elevadores e banheiros especiais. A loja de vinhos da vinícola foi totalmente repaginada, com um layout mais aberto e uma melhor exposição dos produtos. Além disso, grupos especiais de enófilos podem contar com a sala especial de degustação técnica, aparelhada e confortável para acomodar até 26 degustadores. O piso de vidro da sala de degustação permite visualizar as barricas de carvalho francês dispostas na parte de baixo. O novo vídeo institucional da Aurora, que acaba de ser lançado, abre as visitações turísticas na vinícola, mostrando a beleza da região e a cultura dos produtores que formam a cooperativa, fundada há 79 anos por 16 famílias que hoje são mais de 1.100. Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iENe5uIoNgo
E, como já escrevi aqui no Blog, o pessoal da Aurora comemora que o ator Thiago Lacerda bebeu de seu Prosecco durante a recente temporada da peça Calígula em Porto Alegre, de 24 a 27 de junho. Um dos itens presentes em seu caramim foi o Espumante Prosecco da Vinícola Aurora, bebida escolhida para o brinde de comemoração do elenco.
A peça é a história de Gaius Caesar Germanicus, conhecido por Calígula, terceiro imperador romano, reinante entre 37 e 41, que ficou conhecido pela sua natureza extravagante e por vezes cruel. Escrita em 1942 por Albert Camus (Prêmio Nobel de Literatura por sua obra em 1957), tem tradução de Dib Carneiro Neto e direção de Gabriel Villela.

Nenhum comentário: