terça-feira, 13 de julho de 2010

Comemorações e brindes pelo sucesso

Várias vinícolas brasileiras estão comemorando os bons resultados que obtiveram no 5º Concurso Internacional realizado no Vale dos Vinhedos, entre os dias 5 e 8. Como não estive lá, uso informações da minha amiga Lucinara Masiero e das Assessorias de Imprensa das vinícolas. Vamos a alguns brindes:

Rastros do Pampa

A enóloga Gabriela Pötter e seu pai Valter José Pötter, certamente fizeram um churrasco com carne de novilha braford para comemorar a Medalha de Prata que o cabernet Rastros do Pampa obteve em Bento Gonçalves. Vinícola jovem, com seu primeiro vinho tinto, está fazendo sucesso e já ganhando medalhas. Meus parabéns.

Don Giovanni

A Vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira, recebeu três premiações durante o 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, segundo minhas amigas Edith Auler e Letícia Souza. Os produtos premiados foram o Brandy Don Giovanni, o Moscatel Don Giovanni e o Stravaganzza Brut, ambos com Medalha de Prata. “Os vinhos e espumantes nacionais estão com um excelente nível de qualidade e o concurso converte este diferencial em medalhas. Fomos agraciados com três medalhas, o que para nós é muito gratificante pois mostra que estamos no caminho certo”, destacou o enólogo da Vinícola Don Giovanni, Luciano Vian, lembrando que premiações como estas incentivam a equipe a qualificar cada vez mais os produtos Don Giovanni.
De acordo com a Associação Brasileira de Enologia (ABE), nesta edição do evento o destaque ficou para o número recorde de amostras e países inscritos. Durante cerca de 12 horas, um painel de 55 degustadores, dos quais 36 nacionais e 19 internacionais, avaliaram as 457 amostras inscritas por 15 países. Do total, 137 amostras foram premiadas (30% dos inscritos): três Medalhas Grande Ouro, 49 Medalhas de Ouro e 85 Medalhas de Prata. Os produtos que conquistaram Prata obtiveram notas entre 84 e 88, conforme normas internacionais. O concurso contou com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Localizada no distrito de Pinto Bandeira (RS), a 115 km de Porto Alegre e a 12 km de Bento Gonçalves, a Vinícola Don Giovanni produz anualmente cerca de 100 mil garrafas. Outras informações podem ser obtidas através do site www.dongiovanni.com.br .

Santa Colina, da Cooperativa Aliança

Os vinhos Santa Colina, produzidos em Livramento, pela Cooperativa Aliança, também foram destacados em Bento Gonçalves. Conquistaram 4 medalhas: Ouro para o Espumante Brut e para o vinho Reserva Chardonnay e Prata para o Espumante Moscatel e para o vinho Estilo Chardonnay.

Vinícolas da Afavin com 11 medalhas

As vinícolas farroupilhenses Adega Chesini, Velha Cantina, Irmãos Basso e Perini estão entre as premiadas do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. As empresas integrantes da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) levaram onze das 137 premiações conferidas.
A Adega Chesini conquistou duas Medalhas de Ouro, com o Cave del Vêneto Espumante Moscatel 2010 e com o Chesini Gran Vin 2005, e duas Medalhas de Prata, com o Adega Chesini Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2005 e com o Cave Del Vêneto Espumante Champenoise Brut. A Vinhos Finos Velha Cantina conquistou Ouro com o Cave Antiga Espumante Moscatel e Prata com o Cave Antiga Espumante Champenoise Brut. A Vinícola Irmãos Basso recebeu duas Medalhas de Prata, uma para o Monte Paschoal Espumante Brut e outra para o Monte Paschoal Espumante Moscatel. E a Vinícola Perini, por sua vez, levou três medalhas de Prata, pelos produtos Casa Perini Espumante Charmat Brut, Jota Pe Moscato e Perini Licoroso Branco.
O diretor da Adega Chesini, Ricardo Chesini, destacou a importância das premiações recebidas pelas empresas de Farroupilha. “É uma grande satisfação sermos reconhecidos neste concurso de nível internacional, em que nossos produtos concorreram com vinhos de todas as partes do mundo. Mas o ganho maior é do consumidor porque o concurso demonstra que estão disponíveis produtos de excelente qualidade”, considera. Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Christian Bernardi, o concurso teve alto padrão de notas no conjunto, o que comprova a participação de produtos com qualidade excepcional. Os produtos que conquistaram Prata obtiveram notas entre 84 e 88; Ouro, entre 89 e 93 e Grande Ouro, acima de 93, conforme normas internacionais. Bernardi destaca que 35% das premiações foram de Medalhas de Ouro e que as de Prata (62%) ficaram, por décimos, muito próximo de conquistar o Ouro.
Seguindo normas da Organização Internacional do Vinho (OIV) 30% das amostras foram premiadas, sendo três Medalhas Grande Ouro, 49 Medalhas de Ouro e 85 Medalhas de Prata. A lista completa pode ser conferida no site http://www.enologia.org.br

Peterlongo

Uma semana de muitas conquistas. Depois do reconhecimento no exterior, a Peterlongo saiu vitoriosa também do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. A Peterlongo faturou três medalhas de Ouro e uma de Prata.
O Peterlongo Privillege Brut, agraciado com Ouro Duplo na Argentina, foi umm dos produtos premiados com a Medalha de Ouro. O moscatel Peterlongo Privillege, que levou Prata na França e Ouro na Argentina, saiu com a Medalha de Ouro também de Bento Gonçalves. O Peterlongo Privillege Demi-Sec, premiado com a medalha de Prata no "Vinos 2010", na Argentina, levou Ouro.Fechando a lista de medalhas, o Peterlongo Presence Moscatel foi agraciado com a Medalha de Prata. No total, a Vinícola Peterlongo ostenta em 2010, 17 medalhas conquistadas.

Piagentini e Estrelas do Brasil

Já comentei, na edição passada do Blog, a alegria do enólogo uuguaio Alejandro Cardozo pelas conquistas no 5° Concurso Internacional Vinhos do Brasil. Agora, só vou repetir que as duas vinícolas levaram, em 2006, 6 Ouros; em 2008, 5 Ouros e 1 Prata; e, agora, 1 Gran Ouro, 3 Ouros e 2 Pratas. Ele merece comemorar com um Estrelas do Brasil Brut, elaborado lá em Faria Lemos.
A comemoração é maior porque é a primeira vez na história do concurso que um vinho ganha Gran Ouro. Desde 2002, ano de criação do concurso, foram degustados mais de 2 mil vinhos e nenhum havia ganho.
Cardozo antecipa que o champenoise 2008 já está à caminho do mercado. Vamos esperar.

Nenhum comentário: