quarta-feira, 28 de julho de 2010

Avaliação Nacional de Vinhos

Representatividade da Safra 2010 será apresentada ao público no dia 25 de setembro. Coleta das amostras já teve início.
Ao reunir 262 amostras de 55 vinícolas instaladas em regiões produtoras de sete estados brasileiros, a 18ª Avaliação Nacional de Vinhos cumpre seu papel de avaliar a produção vitivinícola brasileira. Este é o principal objetivo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) ao promover o evento, considerado o maior momento do vinho brasileiro.
A coleta das amostras de regiões mais distantes teve início ainda na semana passada. Ontem, começaram a ser recolhidas amostras de vinícolas da Serra Gaúcha. A Safra 2010 será avaliada durante o mês de agosto por um painel de enólogos brasileiros. Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho, a degustação das amostras é realizada no Laboratório de Análise Sensorial da instituição.
Em 17 anos o evento já reuniu 9.667 apreciadores e avaliou 3.493 amostras. Este ano, a representatividade dos vinhos do Brasil poderá ser avaliada através da degustação de amostras dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As amostras estarão sendo analisadas em diferentes categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.
A divulgação da relação dos 30% representativos da Safra 2010, entre eles as 16 amostras selecionadas, acontecerá no dia 25 de setembro, na presença de mais de 750 apreciados do vinho. As inscrições para participação no evento estarão abertas somente na segunda quinzena de agosto.

Nenhum comentário: