quarta-feira, 28 de julho de 2010

Festival gastronômico de caprinos e cordeiros

Os preparativos para a realização da Feira de Negócios da Pecuária e da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco – FENCAPRI, não param. Estiveram reunidos o comitê de organização da Feira, representantes do Sebrae e proprietários de restaurantes locais para conhecerem os preparativos do Bode Chique - Um outro paladar - Festival Gastronômico de Caprinos e Cordeiros que integra os eventos da feira, que tem como realizadora a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ e a Prefeitura Municipal de Juazeiro.
O objetivo da reunião segundo o Coordenador de Marketing, Mário Pires, baseava-se em apresentar o projeto aos representantes de restaurantes da região, afim de fomentarem, junto ao festival gastronômico, o consumo da carne caprina. “A região do Vale do São Francisco é uma das maiores produtoras de caprinos do Brasil, entretanto o seu consumo aqui é muito baixo. É justamente nesse intuito, de promover o consumo da carne caprina, que sugerimos que novos pratos sejam apresentados durante a Fencapri, que acontecerá de 15 a 22 de agosto, tendo a estimativa de 15 restaurantes participantes do Festival Gastronômico”.
Após a apresentação da programação visual do Festival Gastronômico, que conta com a parceria do Sebrae, através do Projeto de Caprino e Ovino, foi colocado aos empresários que além de fortalecer o evento, o Festival Gastronômico Bode Chique, visa propiciar também, novas oportunidades de negócios aos restaurantes. Segundo a consultora do Sebrae, Selma Ramos, o projeto se estende às redes de restaurantes da região visando o fortalecimento da cadeia produtiva. “Buscamos fortalecer o elo produtivo de ovinos e caprinos e um dos aspectos ressaltados encontra-se nos restaurantes. Então aproveitamos essa oportunidade da Fencapri, um evento de grande porte focado na pecuária regional, especialmente na caprinovinocultura, para movimentar a rede de restaurantes, incentivando-os a elaborarem pratos diferenciados de caprinos e cordeiros, fazendo com que aos seus consumidores apreciem cada vez mais essa carne de uma maneira diferenciada”.
A ideia foi bem aceita entre os donos de restaurantes que já se comprometeram em produzir novos pratos. “Vamos criar novas opções aos nossos clientes, oferecendo assim uma diversidade na carne do bode. Essa é uma excelente oportunidade de mostramos que, além de assado, a carne caprina e ovina pode ser degustada de muitas outras formas, resgatando esse consumo que é muito mais saudável e saboroso”, afirmam Joice Rodrigues e Raimunda Lima Ferreira, proprietárias dos restaurantes Tok Caseiro e Cravo e Canela, respectivamente.
O consumo diversificado da carne caprina e ovina movimenta a região, tanto que, Renato Alencar, proprietário do restaurante Alpendre, diz ter “mais de 20 maneiras de preparar um prato, sendo degustada a mesma carne com um paladar diferenciado.”
Os interessados em participar do festival podem entrar em contato com a organização do vento através do telefone 3612 7416, ou no escritório da Fencapri localizado no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ou ainda através do email contato@fencapri.com.br | www.fencapri.com.br. Fonte: Juciana Cavalcante/ASCOM FENCAPRI

Nenhum comentário: