A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem realizou na última semana, encontro entre associados e a Vinícola Salton. Durante o evento, a gerente de marketing da vinícola, Luciana Salton, falou sobre o mercado de vinhos e a importância da embalagem para este segmento que procura cada vez mais tecnologia e diferenciação.
Estes encontros visam difundir e disseminar informações relevantes para que o setor de embalagem se aprimore cada vez mais e possa oferecer a toda classe empresarial brasileira o que há de mais atual em soluções e tecnologias.
Durante a apresentação, a palestrante ressaltou a importância da embalagem para o setor de bebidas. Na verdade, é através das tampas, rótulos e cascos diferenciados que este setor consegue agregar valor e diferenciar seu produto na gôndola.
Outro ponto destacado por Luciana mostra que o setor de vinhos tem muito a crescer no Brasil, se comparado ao do Chile, por exemplo, onde o consumo per capita/ano é da ordem de 25 litros, enquanto aqui o consumo é 2 litros per capita/ano.
Um dos grandes lançamentos na área de embalagens para o setor de bebidas são as novas garrafas de vidro chamadas de ecológicas que ganharam o nome de Ecova e são fabricadas pela Verallia.
A Ecova, já usada pela Salton, é cerca de 20% mais leve que a garrafa comum. A garrafa de vinho que antes pesava 440 gramas agora tem 370, barateando o custo do frete em torno de 5%, um número bastante significativo para as vinícolas, já que esta indústria tem um dos maiores custos com frete no setor de bebidas.
Outra vantagem da Ecova é que é possível reduzir em até 15% a emissão de CO2 em seu processo produtivo, um ganho ambiental expressivo.
Outra novidade é a utilização da tampa rosca ou screw cap que já está sendo usada em cerca de 15% das garrafas de vinhos mundiais. Ela é reciclável, tem um custo mais barato do que a rolha, 0% de risco de contaminação (bouchonné), serve como tampa e cápsula, ou seja, trouxe inúmeras vantagens em termo de embalagens para o setor de bebidas.
O Café da Manhã teve patrocínio da Verallia e da Fispal Tecnologia.
Fundada há 43 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva de embalagem no Brasil, através de suas inúmeras ações, fomentando as atividades deste segmento. A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).
O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2010 terá como tema “ Embalagem e o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação” O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação também promove a Mostra ABRE de Design de Embalagem que em 2009 teve como tema o “Design Global – desafios do mundo contemporâneo” e o Café da Manhã mensal.
A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO. Desde 2004 a ABRE mantém uma parceria com o Sebrae Nacional para o desenvolvimento de embalagens para as micro e pequenas empresas. Já foram atendidas 328 empresas através do projeto ABRE/Sebrae com 1.500 embalagens desenvolvidas, permitindo que seus produtos sejam inseridos em pontos de venda diferenciados, inclusive os de grande porte. A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil.
Mais detalhes em www.abre.org.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário