terça-feira, 13 de julho de 2010

Vamos brindar o 14 de Julho. Com vinho e pão

Meu amigo Roner Guerra Fabris, Cônsul Honorário da França em Porto Alegre, e o representante consular da França em São Paulo, convidaram para beber alguns bons vinhos, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em homenagem ao 14 de Julho, data nacional da França. Sem dúvida, vai ser um momento excepcional.
Já a Rejane Martins convida para experimentar o pão e o vinho da Barbarella, também em homenagem à França. Iremos beber Bordeaux Blanc Château Janon e Château La Vaisinerie Puisseguin St Émilion.
O Bread & Wine será, quarta-feira, dia 14 de julho, com a Barbarella fazendo sua homenagem à data nacional da França.
A musa Brigitte Bardot, um dos ícones femininos que ilustram as paredes da boulangerie, empresta seu nome ao sanduíche do dia. Para acompanhá-lo, a consultora Luciana Zotz escolheu dois vinhos da região de Bordeaux.
Brigitte é pura sedução. A estrela deste sanduíche é o gruyère, um queijo de personalidade marcante e que aparece em várias composições da Barbarella. Originário da Suíça, da cidade de Gruyére, ele é marcado por seu sabor que passa por um toque frutado e tem acento de nozes. Além de delicioso, o gruyère é conhecido pelos seus furos característicos e o amarelo intenso de sua cor. Ele fica lindo ao sair derretido do forno de pedra da Barbarella, cobrindo a baguete tradicional crocante, o rosbife de filé mignon ao ponto: dourado por fora e róseo no centro. Mon Dieu!!
Bordeaux Blanc Château Janon. O versátil e animado Bordeaux Blanc desse petit château possui apelo de frutas cítricas e flores brancas. A discreta parcela de muscadelle confere o toque aromático com perfume delicado. Essa uva, combinada com a Sauvignon Blanc e Semillón (oficiais de Bordeaux), traz uma falsa nota adocicada para o assemblage.
Isso ocorre porque as uvas aromáticas, mesmo quando vinificadas para vinhos secos, passam uma sensação levemente doce sem, contudo, apresentar o alto teor de açúcar daqueles néctares destinados a acompanhar sobremesas. O Bordeaux Blanc é um vinho de bom corpo com sutil presença de pêras e tangerina na boca e há quem prefira harmonizá-lo com a French Onion Soup. Degustá-lo com o sanduíche Brigitte neste 14 de Julho mostra uma atitude independente em relação aos preconceitos sobre harmonização e espírito aberto à experimentação. Como a gente também vive de memória, o sanduiche Brigitte entra com a missão de lembrar que um prosaico alimento pode ter sido um dos protagonistas da Revolução Francesa. Sim, ele: o pão.
Château La Vaisinerie Puisseguin St Émilion. Com apenas 25 hectares de terras, o Château La Vaisinerie está localizado sobre as colinas de Puisseguin, a 9 quilômetros de Saint Émillion. É uma pequenina localidade, amontoada de microrregiões de onde saem preciosos vinhos. Se é verdade que a França, nos últimos anos, estocou uma quantidade enorme de vinhos pouco conhecidos e de nomes difíceis de pronunciar, essa suposta verdade não se aplica aos Bordeaux de Saint Émilion. Eles são desejados em todo o mundo e se acabam rapidamente, como pão quente. Não é possível, por exemplo, encontrar no Brasil a famosa safra de 2005 do La Vaisinerie. Contentemo-nos, então, com o 2006 que é um potente vinho de cor rubi escuro com notas de compota de frutas e baunilha. Na boca, encontramos taninos profundos já domados pela casta merlot que predomina no corte fazendo com que o vinho seja macio, redondo e agradável de beber.

Nenhum comentário: