sábado, 10 de julho de 2010

Grandes resultados no Vale dos Vinhedos

Durante aproximadamente 12 horas, um painel de 55 degustadores, sendo 36 nacionais e 19 internacionais, avaliaram as 457 amostras inscritas por 15 países no 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado de 5 a 8 de julho pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Sob o olhar criterioso do presidente da ABE e do concurso, Christian Bernardi, apoiado pelos seis presidentes das mesas, o resultado não poderia ser outro. Uma seleta relação de 137 premiados (30% dos inscritos) com três Medalhas Grande Ouro, 49 Medalhas de Ouro e 85 Medalhas de Prata.
De segunda a quarta, sempre a partir das 9h até por volta das 13h, o auditório do Hotel & SPA do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, se transformou em um grande laboratório com diferentes cores, sabores e aromas. Garrafas identificadas apenas por números entravam e saíam do ambiente, deixando pequenas doses nas taças dos especialistas. Uma tarefa árdua, mas ao mesmo tempo de múltiplas descobertas.
Nem todos os países participantes foram premiados. O Brasil por sediar o evento e, diante disso, ter cerca de 70% das amostras inscritas, comemora a conquista de prêmios na mesma proporção, ou seja, 70% das medalhas conferidas. O ranking foi seguido por Portugal (10), Argentina (9), Uruguai (7), Alemanha (5), Chile (3), Espanha (3), Áustria (2), Austrália (1), Grécia (1) e Israel (1).
Para Christian Bernardi, “o concurso teve alto padrão de notas no conjunto, o que comprova a participação de produtos com qualidade excepcional”, analisa. Os produtos que conquistaram Prata obtiveram notas entre 84 e 88; Ouro, entre 89 e 93 e Grande Ouro, acima de 93, conforme normas internacionais.
O presidente da ABE destaca que 35% das premiações foram de Medalhas de Ouro e que as de Prata (62%) ficaram, por décimos, muito próximo de conquistar o Ouro. A divulgação e entrega de medalhas aconteceu ontem à noite em jantar realizado no Restaurante Leopoldina, no Hotel & SPA do Vinho. O 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil contou com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
A estreia na informatização não poderia ter sido melhor. Com um software simples, operacional e eficiente, o concurso transcorreu de forma satisfatória sem o registro de nenhum problema na área. Além de causar boa impressão, sem até mesmo problemas de queda na conexão normais neste tipo de evento, o sistema já foi consultado por estrangeiros para ser operado em outros países.
A exemplo do que acontece nos maiores concursos internacionais, a medida veio para garantir maior agilidade e segurança, principalmente na soma das notas parciais emitidas pelos avaliadores. Com isso, a totalização geral do concurso não sofreu interferência humana, além de ter sido imediata. Para garantir a eficácia em todo o processo, a ABE realizou vários testes práticos.
Delegados da Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal, Eslovênia e Uruguai estiveram reunidos ontem de manhã em Bento Gonçalves em Assembleia Geral da União Internacional de Enólogos. Os trabalhos, coordenados pelo presidente, o francês Serge Dubois, pautou assuntos de relevância mundial para os enólogos. Esta foi a segunda vez que o evento acontece na cidade. A primeira foi em 2004, quando, de forma inédita, a Assembleia foi realizada em um país que não faz parte do Continente Europeu.

Resultados: Não estou dando os resultados porque não sei encaixar a tabela com eles aqui no Blog. É muito grande. Quem quiser pode entrar em contato com a Conceito.com: conceitocom@conceitocom.com.br

Nenhum comentário: