sexta-feira, 17 de julho de 2009

XVII Avaliação Nacional de Vinhos

Tudo indica que vamos ter uma grande Avaliação Nacional de Vinhos em setembno. A Avaliação Nacional de Vinhos, reconhecida mundialmente pelo seu caráter de promoção e evolução dos vinhos do Brasil, chega a sua 17ª edição reunindo um expressivo número de vinícolas brasileiras. Este ano, são 70 empresas de seis estados (Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que participam com 312 amostras. O aumento no número de empresas atingiu 13% em relação ao ano passado que registrou a adesão de 62 vinícolas.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Carlos Abarzúa, este panorama demonstra uma preocupação dos próprios produtores com a melhoria constante da qualidade da produção tanto no cultivo da videira como na elaboração dos vinhos. “Em 17 anos de Avaliação podemos perceber a evolução da vitivinicultura brasileira”, destaca.
Encerrado o prazo de inscrição das amostras, o evento segue com a coleta dos vinhos diretamente dos reservatórios nas vinícolas. Este trabalho será realizado durante o mês de julho. A degustação e avaliação das 312 amostras, que acontecerá no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, inicia dia 17 de agosto, estendendo-se durante três semanas. Neste período, um grupo de 81 enólogos de todas as regiões do Brasil, estará avaliando as amostras, divididos em três grupos de 27 profissionais. Cada grupo em uma semana. A degustação seguirá as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever somente a partir de setembro (www.enologia.org.br).
As amostras estarão sendo avaliadas em seis categorias de vinhos: Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Brancos Finos Secos Aromáticos, Rosés Secos, Tintos Finos Secos, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.

Nº Amostras ESTADO
1 SP
2 BA
5 PE
8 PR
13 SC
283 RS


Cidades ESTADO
1 Água Doce SC
2 Alegrete RS
3 Antonio Prado RS
4 Bento Gonçalves RS
5 Campestre da Serra RS
6 Candiota RS
7 Casa Nova BA
8 Caxias do Sul RS
9 Cotiporã RS
10 Dom Pedrito RS
11 Farroupilha RS
12 Feliz RS
13 Flores da Cunha RS
14 Garibaldi RS
15 Guaporé RS
16 Lages SC
17 Nova Pádua RS
18 Lagoa Grande PE
19 Rodeio SC
20 Santana do Livramento RS
21 São Joaquim SC
22 São Marcos RS
23 São Roque SP
24 Toledo PR
25 Tres Palmeiras RS
26 Uruguaiana RS
27 Vacaria RS
28 Veranópolis RS

Nenhum comentário: