segunda-feira, 6 de julho de 2009

Aula de Michel Rolland

Na manhã de sábado, dia 4, houve um encontro fantástico com Michel Rolland e os principais enólogos da Miolo, liderados por Adriano Miolo, no salão de eventos do Hotel Villa Europa Spa do Vinho, quando foi dada uma aula de cortes de vinhos para os 23 participantes do curso de Winemakers criado pela Miolo, os 35 jornalistas especializados em vinho e outros interessados, como o locutor esportivo da TV Glovo, Galvão Bueno. Rolland apresentou os vinhos bases e discutiu as percentagens a serem usadas.
Foram usados dois merlots provenientes de vinhedos preparados pelos winemakers desde a poda seca, poda verde e outros cuidados, durante o ano, até a colheita, esmagamento e colocação nos barris novos de carvalho francês (um deles, pois o outro ainda não tinha entrado no carvalho) e um cabernet também 2009. Foram feitos três cortes: 80% do merlot 2, mais 20% do merlot 1, mais 10% de cabernet sauvignon; 72% de merlot 2, mais 18% de merlot 1; mais 10% de cabernet sauvignon; e 72% de merlot 2, mais 19% de merlot 1 e 5% de cabernet sauvignon. O corte aprovado pelos degustadores e pelos quatro enólogos – Rolland, Adriano Miolo, Miguel Almeida, Aldo e Gilberto, estes quatro da Miolo – foi o terceiro.
Agora, este vinho continuará seu período de envelhecimento e, em janeiro, será engarrafado. Cada winemaker receberá 400 garrafas e colocará o rótulo que criou para “seu” vinho.
O Projeto Winemaker foi criado em 2008 pela Escola do Vinho Miolo e o Hotel Spa do Vinho Caudalie Villa Europa. Vários amantes de vinhos de todo o País foram cativados pela possibilidade de elaborar seu próprio vinho. E, principalmente, não é qualquer um que consegue elaborar um vinho com assessoria direta de Michel Rolland.

Nenhum comentário: