Na tarde de sábado, foi o momento alto da festa dos Miolo. O lançamento do vinho Sesmaria, criado para ser o ícone da empresa, e já considerado por Michel Rolland, o vinho que tem todas as características para ser, daqui a 10 ou 12 anos, quando for aberta a garrafa, o melhor vinho brasileiro. O projeto começou há 9 anos, com o plantio das primeiras varietais, no Seival, em Candiota.
O Sesmarias resulta de um corte de seis variedades de uvas tintas de vinhedos com produtividade d4 toneladas por hectare. É elaborado a partir do processo de fermentação integral utilizado nos grandes chateaus da França, no qual as uvas selecionadas são colocadas inteiras nas barricas novas de carvalho francês, durante uma semana a um pico de temperatura de 28 graus. Não passa por colagem nem filtração. Envelhece 12 meses em barricas novas de carvalho francês e mais um ano na garrafa.
Os donos da Miolo, nem seus enólogos, quisera, dizer quais são as seis varietais usadas. Mas, conversa daqui, conversa dali, somada com o fato de que no último dia da colheita da cabernet sauvignon 2008 eu estava em Candiota, vendo o enólogo português Miguel Ângelo Vicente Almeida colocá-las no tanque, deu para identificar, pelo menos, cinco uvas: cabernet sauvignon, merlot, touriga nacional, tempranillo e petit verdot. Desconfio que a sexta seja a tannat.
A única coisa que Adriano Miolo admitiu foi que, a cada ano, serão selecionadas 10 variedades das 14 que a Miolo planta em Candiota e, destas, serão tiradas as seis que apresentarem os melhores vinhos. Desta forma, a casa safra, o Sesmarias terá uma composição diferentes.
Para chegar a este vinho e aos demais que renovaram seu porfolio, a Miolo aplicou R$ 120 milhões nos últimos 10 anos, na aquisição de terras, importação de mudas, pesquisa de variedades e tecnologia, O resultado foi o lançamento de vinhos que conquistaram reconhecimento nacional e internacional. Hoje, são encontrados nos mais sofisticados restaurantes e casas de vinho do Brasil e também na França, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Japão, Dubai, Canadá. São mais de 20 países nos quatro continentes.
A produção do Sesmaria foi de exatas 4.044 garrafas que já começaram a ser vendidas por encomenda. O preço está por ser definido entre R$ 150,00 e R$ 180,00. A venda será no sistema francês “en primeur”, isto é, por encomenda, para ser entregue a partir de março de 2010. Mesmo, assim, segundo Michel Rolland, é para ser aberto lá por 2020. Será que alguém vai agüentar esta espera?
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