terça-feira, 7 de julho de 2009

Concentus e Tannat da Pizzato 2005

A Pizzato Vinhas e Vinhos colocou no mercado dois vinhos tintos da safra 2005, considerada excepcional pelos produtores brasileiros. Segundo o enólogo Flavio Pizzato, trata-se da melhor safra para o conjunto de vinhos brasileiros, superando a de 1999 por conta da melhoria geral da viti-vinicultura do País.
O Concentus 2005 é a terceira safra de um dos vinhos mais estruturados da Pizzato. Elaborado com uvas Merlot (45%), Tannat (35%) e Cabernet Sauvignon (20%) e com uma produção de 8 mil garrafas, todas numeradas, em lote único, com Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. O vinho foi amadurecido por sete meses em barris de carvalho, sendo 50% em barris de carvalho francês novo e 50% em barris de carvalho americano e período em garrafa para amadurecimento.
Apresenta coloração rubi violácea intensa e aromas de frutas vermelhas maduras, geléia de frutas vermelhas, especiarias, bosque molhado, coco torrado, café e ameixas secas. Na boca é encorpado, de boa persistência e equilíbrio, com retrogosto prolongado com traços de especiarias, ameixas e coco torrado. Harmoniza-se perfeitamente com pratos mais estruturados, à base de funghi, carnes vermelhas, suínas, de peru, aves de caça, como perdiz e codorna, grelhados, queijos secos e pratos medianamente temperados em geral. É recomendado degustá-lo a temperatura de serviço entre 17 °C e 19 °C. Graduação alcoólica: 13,0%. Preço médio: R$ 50,00
A nova safra do Tannat da Pizzato chega ao mercado com novo rótulo, acompanhando a recente mudança da identidade visual dos vinhos da marca, na busca de mais harmonia entre os rótulos da linha Reserva e o Top Concentus. Em sua terceira safra, o Reserva Tannat vêm de uvas dos primeiros vinhedos implantados em espaldeiras em forma de lira (vertical) na Serra Gaúcha, com videiras de 23 anos de idade, e produção média de 2,5 kg/videira. Para a safra 2005 foram elaboradas 7 mil garrafas, numeradas, em lote único, com Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. O vinho passou por amadurecimento de seis meses em barricas de carvalho americano (70%) e período engarrafado.
De cor intensa, vermelho escuro com tons violáceos à púrpura, mostra aromas de frutas escuras maduras, geléias, cacau, baunilha, torrefação, couro e terra. Na boca é potente, de bom corpo e estrutura, taninos finos, retrogosto rico e persistente. Harmoniza com carnes de caça, queijos fortes, carnes gordurosas e feijoada. Graduação alcoólica: 13,3 %. Preço médio: R$ 37,00.
A Pizzato Vinhas e Vinhos é, também, uma bela visita na serra gaúcha. Fica na Via dos Parreirais s/n, Vale dos Vinhedos, Caixa Postal 2538 - 95700-972 - Bento Gonçalves – RS - Fone/fax: (54) 3459 1155 - mail: pizzato@pizzato.net - http://www.pizzato.net

Nenhum comentário: