Já escrevi bastante, aqui no Blog, sobre a nova campanha do Ibravin em favor do vinho brasileiro, pois assisti sua apresentação, em São Paulo, durante a Expovinis. Agora, a campanha foi apresentada ao público de Porto Alegre, dia 7 de julho, no restaurante Farofa, com a presença do secretário da Agricultura, João Carlos Machado, dos “deputados do vinho” Adão Villaverde (PT) e Alberto Oliveira (PMDB), vitivinicultores e representantes de cooperativas, inclusive da Venezuela, Colômbia e Chile que se encontravam em Porto Alegre participando de um encontro latin-americano. Os anfitriões foram Denis Debiasi, presidente do Ibravin, Carlos Paviani, diretor-executivo do instituto, Diego Bertolini, diretor de Marketing, e Andrea Milan, diretora do Programa Wines from Brazil, do Ibravin com a Apex. A campanha, criada pela agência Escala, terá investimentos de R$ 1,5 milhão de julho a dezembro deste ano.
O bar da Casa Bancária ficou lotado, inclusive de jornalistas. Encontrei lá minhas amigas Valéria Reis e Edith Euler. A nova campanha institucional do Ibravin tem no saca-rolhas verde-amarelo, criado pelos Irmãos Campana, o seu principal ícone, com o objetivo de reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior.
“Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil.” Este é o conceito da campanha institucional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o mercado nacional e internacional. A estratégia de marketing do Ibravin para reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior tem um ícone máximo: o saca-rolhas verde-amarelo exclusivo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os internacionalmente conhecidos “Irmãos Campana”. O objeto que passará a ser um símbolo dos vinhos brasileiros no país e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explicou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.
Segundo o making off apresentado aos 150 convidados, o saca-rolhas dos Irmãos Campana traz uma mensagem clara e objetiva – “abra a sua cabeça, abra um vinho brasileiro” –, que traduz o novo posicionamento da marca Vinhos do Brasil. “A nossa experiência comprova que a aceitação dos vinhos brasileiros é conseqüência direta da degustação sem preconceito dos produtos. E é justamente isso que o saca-rolhas representa”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “O objetivo é agregar valor à marca Vinhos do Brasil e, assim, aos vinhos e espumantes nacionais”, revelou.
O lançamento foi prestigiado pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, que representou oficialmente a governadora Yeda Crusius, além de diretores e gerentes de vinícolas e entidades ligadas ao setor. “Nós gaúchos temos orgulho de sermos responsáveis por cerca de 90% da produção brasileira e mais, por nossos vinhos terem o reconhecimento internacional, comprovado por mais de 1.800 medalhas mundo afora”, disse. O secretário ressaltou que o setor vitivinícola merece todo sucesso, porque possui muita competência e produz produtos de altíssima qualidade. “Esperamos que essa campanha possa abrir a cabeça de todos, levando a um maior consumo de vinhos gaúchos e brasileiros”.
O presidente do Ibravin, Denis Debiasi, salientou a importância do momento para o setor vitivinícola. “Passamos muito sacrifício e enfrentamos muitas dificuldades para chegarmos aqui. Agora, chegou a hora de dar um novo passo. Não queremos tirar o espaço de ninguém e sim conquistarmos o nosso próprio espaço”, argumentou.
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