quinta-feira, 30 de julho de 2009

Miolo lança venda antecipada do Sesmarias 2008

A Miolo inspirou-se no modelo francês “Vente de Vins en Primeur” para a comercialização do Sesmarias, o 1º vinho brasileiro enquadrado no segmento luxo, apresentado oficialmente no evento do dia 4 de julho, com a presença de Michel Rolland em Bento Gonçalves (RS). O modelo determina a venda prévia dos produtos antes mesmo de serem lançados.
O Sesmarias começou a ser vendido no site da Miolo e pelo 0800 970 4165 dia 24 de julho. O preço da caixa com seis garrafas é de R$ 1.080,00. A entrega será realizada a partir de março de 2010. Serão comercializadas apenas 500 caixas, sendo que a venda será restrita a uma caixa por CPF. A expectativa é esgotar a venda em um mês.
Ícone do Projeto Fortaleza do Seival Vineyards, o Sesmarias é o único vinho nacional elaborado através do processo de fermentação integral, sistema utilizado nos grandes châteaux da França, onde uvas selecionadas são lentamente desengaçadas e as bagas inteiras colocadas em barricas novas de carvalho francês. O vinho inicia o processo com maceração pré-fermentativa a frio durante aproximadamente uma semana, após inicia-se a fermentação alcoólica seguida da fermentação malolática. Ambas as fermentações são realizadas com presença das cascas, período que pode durar de 30 a 45 dias. Durante esse período, as barricas são mexidas diariamente. Após o período de maceração, as uvas são prensadas em prensa manual e a totalidade do vinho (flor e prensa) volta para as barricas para envelhecer por mais 18 meses. “Este processo de vinificação extrai de forma muito delicada a potencialidade das uvas, essencial para a elaboração de grandes vinhos”, resume o winemaker francês Michel Rolland, um dos mais renomados no mundo do vinho e consultor da Miolo desde 2003.
O Sesmarias resulta de um corte de seis variedades de uvas tintas, que já citei aqui, quando noticiei o vinho - selecionadas entre dez variedades - de parcelas com produtividade inferior a quatro toneladas por hectare, isto é, com produção inferior a 1 Kg por planta. Cada safra será personalizada. O ícone será elaborado sempre com as melhores uvas produzidas no projeto Fortaleza do Seival Vineyards, localizado na Campanha Gaúcha. A proporção e os varietais poderão ser diferentes a cada ano.

Nenhum comentário: