terça-feira, 18 de agosto de 2015

Um vinho daqueles que tem história


A Grand Cru está oferecendo o chilene Morandé Vigno 2010, um beo tinto, de R$ 248,00 por R$ 243,20. É daqueles vinhos ditos com história. Há dois anos foi criada a sua denominação de origem, Vignadores de Carignan (ou Vigno, como é mais conhecida). Localizada no Vale de Maule, a região - e cada vinho que nasce lá - respira até hoje a história do Chile. Foi a primeira região a receber vinhas no Chile lá no século 16, trazidas pelos colonizadores espanhóis.  Foi lá que a viticultura ressurgiu no Chile depois do grande terremoto que abalou o país andino. Depois de 1939, o governo chileno estabeleceu planos de reconstrução da economia e, dentre eles, importou mudas francesas de Carignan para estimular a vinicultura.
À época, a região produzia vinhos muito rústicos para o interesse comercial e, por isso, eram considerados inferiores quando comparados a outros. Mas com a chegada da Carignan, a região profissionalizou a produção de vinhos, entrando no mapa das grandes regiões vitivinícolas do Chile. 
Apesar disso, a área de cultivo é pequena, e a quantidade de vinhos produzidos também - não é fácil ter acesso a eles. Poucos são os rótulos que chegam ao Brasil, e este é um dos maiores presentes em território nacional.  

Toques defumados, de especiarias e frutas compõem o buquê deste vinho. Além de muito aromático, surpreende pelo equilíbrio do paladar. Não à toa, recebeu 93 pontos pelo Guia Descorchados e 91 pontos pela Wine Advocate.

Nenhum comentário: