segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Garibaldi realizou Famtour com a Rota dos Espumantes

                      Na vinícola Pedrucci
                                  Foto Sirlei Locatelli

A última semana foi de aprendizado e troca de experiências entre os integrantes da Rota dos Espumantes de Garibaldi, na serra gaúcha. No intuito de que todas as vinícolas locais se conheçam, sob a organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, os proprietários e os consultores do Sebrae, Vladimir Roman e Gladis Pippi, realizaram um Famtour - uma forma de especialização onde se conhece “in loco” os produtos e serviços turísticos que são oferecidos os visitantes – pelo município.
Foram visitados os 13 estabelecimentos que integram a Rota e que recebem turistas para visitação. Roman e Gladis trabalham na consultoria da Rota e no Plano de Ações, que teve início no último ano. O serviço das vinícolas, desde como os visitantes são recebidos, até o produto que é oferecido, foram avaliados. Esta é uma ação do plano de ação e existem outras planejadas, em médio e longo prazo.
Durante toda a terça-feira (18/08), as visitas ocorreram nas vinícolas Chandon, Domno, Chesini, com almoço na La Cantina. Já na parte da tarde, a Peterlongo e a Cooperativa Vinícola Garibaldi foram os locais visitados. Na quarta-feira, foi a vez da Carlesso, Pedrucci, Vaccaro, Battistello, Don Laurindo, Milantino e Courmayeur. O facilitador do Slow Food da região Sul, Bernardo Simões, aproveitou a passagem por Garibaldi e também integrou o Famtour, conhecendo melhor a Rota dos Espumantes, com suas belas vinhas e natureza exuberante.
 A Rota dos Espumantes foi criada em 2001 e traz o encantamento que envolve a refinada bebida. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país. Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar esta bebida.

 O termo Famtour vem do inglês Familiarization Tours e é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. É um projeto turístico que consiste em convidar agentes de viagens para uma visita técnica e turística, a fim de que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao cliente.

Nenhum comentário: