sábado, 22 de agosto de 2015

Desbravando um novo terroir – Crissiumal



Vinhedo da Weber em Crissiumal
                                Cabernet Sauvignon e Chardonnay Instantes
                                Os vinhedos da Weber em Crissiumal
                                A cantina Weber Vinhedos

Crissiumal é uma cidade pequena, localizada na fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, com cerca de 15 mil habitantes. É lar da família Weber há 4 gerações, é onde a família elabora vinhos há 4 gerações.
O que começou como produção caseira, foi crescendo, e em 2001 foi inaugurada a Vinícola Weber. Foram anos aprendendo com cada vindima, com cada cepa cultivada e suas singularidades.
Atualmente, a família cultiva cerca de 18 hectares de vinhedos próprios, que são destinados à elaboração de suco, vinhos e espumantes. A safra de 2014 foi excelente, o que instigou a família a investir na elaboração dos vinhos.
Desta forma, nasceu a Linha Instantes, com o intuito de transformar momentos simples em instantes especias, em viver o hoje, e aproveitar o agora. Fazem parte da Linha Instantes um Cabernet Sauvignon e um Chardonnay, com 10 meses de maturação na garrafa, sem passagem por carvalho, portanto, com as características cruas do terroir da fronteira noroeste.
Os bons frutos colhidos na vindima de 2014 não se restrigem a vinhos. A excelente safra da Chardonnay inspirou a elaboração de um espumante brut, champenoise, 100% Chardonnay, de fermentação lenta, e com 10 meses de autólise, o que deu origem a um espumante cremoso, e de perlage fina e persistente.

O lançamento do espumante acontecerá na Expointer 2015, que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), conforme informação de Taciana Weber, enóloga da vinícola e responsável pelo marketing e publicidade. A Vinícola Weber participará do estande do vinho montado pela Instituto Brasileiro do Vinho na grande exposição gaúcha.

Nenhum comentário: