terça-feira, 18 de agosto de 2015

Este jantar não é de perder, com carne Akaushi

  
Carne de Wagyu à moda gaúcha
Carne de Wagyu como é servida no Japão

Os vinhos serão da Vinícola Cavalleri, que conheci há muitos anos, quando estava começando, lá no final da Estrada do Vinho, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e, depois, vim a provar seu bom vinho, numa jantar do Le Bistrô, hotel Sheraton, em Porto Alegre. Mas, o que quero destacar, nesta nota, é a carne Akaushi que iremos provar no jantar, dia 20, às 20h, no restaurante Casa Micheletto, do hotel Laghetto Viverone, em Porto Alegre, oferecido pelo Eduardo Borges de Assis, dono da Fazenda Santa Teresinha, em Jaquirana.
O menu exclusivo, com especiarias únicas, incluirá um corte especial de carne de bovinos das raças Simental e Wagyu, produzidos lá na Fazenda Santa Terezinha, em sistema de criação que privilegia a sanidade natural, o pastoreio em campo nativo, o bem-estar animal e a preservação do ambiente. Tudo isto, numa das mais belas paisagens do Rio Grande do Sul que é a Serra Gaúcha.
O gado Wagyu, que conheci em Kobe, no Japão, lá é tratado a “pão-de-ló e pires de leite”, como dizia Nelson Rodrigues, sendo massageado todos os dias e bebendo cerveja, para ficar com a carne macia e a gordura entranhada nas fibras, uma delícia. Em Jaquirana e no Uruguai e na Argentina, onde também é criado, não tem tantas mordomias, mas também é muito bem tratado e rende uma carne maravilhosa.
O evento  no Micheletto tem parceria com o Hotel Laghetto Viverone Moinhos e participação da Vinícola Cavalleri e do Sítio Gourmet. Nele, o Assis vai falar sobre os projetos da Fazenda Santa Terezinha para a próxim feira de gado e máquinas Expointer, que acontecerá no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS) a partir do final de agosto.
A carne oferecida, no jantar, é de origem da Fazenda Santa Terezinha, tradicional criatório do Rio Grande do Sul, e produzida pelo cruzamento das raças Simental e Wagyu. Ou seja, o mesmo acasalamento conhecido, mundialmente, pelo nome Akaushi que constitui o Wagyu Vermelho ou Red Wagyu. Esta carne premium é considerada, geralmente, uma iguaria, reconhecida pelo seu sabor primoroso, consistência, suculência  e gordura bem marmorizada, depositada entre as fibras musculares.
 Os ácidos graxos, nesta carne, tem proporções significativamente mais elevadas de monoinsaturados em relação aos saturados, o que diminui os níveis de colesterol sanguíneo LDL indesejável, sem diminuir os níveis de colesterol HDL, o bom colesterol, e, ainda, tem um efeito benéfico sobre o risco de doença cardíaca coronária. Na Fazenda Santa Terezinha, praticamente, todo o rebanho é mantido a campo nativo, com alto desempenho e preocupação constante com o bem-estar dos animais e a preservação ambiental.


Nenhum comentário: