quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Seleção dos vinhos de Farroupilha


A 10ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado na terça-feira, 18 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, fez a apresentação da décima edição do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, de 19 a 28 de agosto; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 05 a 07 de outubro, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar-baile no dia 17 de outubro, no Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha.
    Taffarel destaca a expressiva evolução das bebidas farroupilhenses, em seus perfis qualitativos, após uma década de avaliações. Esse processo, segundo aponta, ao traçar o perfil dos produtos ao longo de dez anos, além de estimular o aprimoramento, teve contribuição significativa para a obtenção da Indicação de Procedência, no dia 14 de julho desse ano. “Chegamos a um padrão homogêneo, com todas as amostras, sobretudo as de vinhos e espumantes moscatéis, atingindo grandes pontuações. Alcançamos com isso um patamar de qualidade que as indicações de procedência exigem, que assegura para o consumidor um produto com tal padrão de excelência, independentemente da marca que ele optar”, salienta.
    Para o prefeito em exercício Pedro Pedrozo, a Seleção e Vinhos atendeu a necessidade local de buscar aperfeiçoamento no setor vitivinícola, diante de um grande potencial existente, culminando na valorização dos produtos. O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Silvestrin, considera que a  Seleção de Vinhos  teve importante contribuição na expansão das marcas locais, gerando visibilidade para o município, bem como no estímulo às vinícolas em termos de investimento em tecnologia.
Sobre o concurso
    A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola  do país e maior produtor brasileiro de uvas moscatéis (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Essa evolução é creditada ao concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município.
   As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de se destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.
    São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso.   Somando-se as edições do concurso já realizadas, 1372 amostras foram avaliadas e 479 produtos receberam premiação, sendo 201 medalhas de ouro, 246 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 16 distinções especiais Moscatel Premium.
    As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, até 28 de agosto, pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo telefone (54) 8115.5612 e e-mail: contato@vinhosdefarroupilha.com.br.
    A promoção da 10ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

    Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Basf e Agrovitti, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Facchin Import & Export, Ever Intec, LNF Latino Americana, Luvison, Tondo Embalagens, Tramontina, Vêneto Mercantil e Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  -  Ibravin;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL);Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Nenhum comentário: