quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Campos de Cima inaugura sua nova vinícola no dia 7 de agosto

As novas instalações da Vinícola Campos de Cima, com vinhedos em Itaqui, na Campanha Gaúcha, serão conhecidas no dia 7 de agosto, amanhã, sexta-feira. As obras tiveram início em 2012 e a safra de vinhos de 2014 já foi vinificada quase que inteiramente nas novas instalações, a exceção dos espumantes. Conforme a proprietária da empresa, Hortência Ravache Brandão Ayub, o local foi equipado com o que existe de mais moderno em termos de produção de vinhos de qualidade. “A maior parte dos equipamentos foi importada da itália. Além disso, contratamos o experiente enólogo francês Michel Fabre, que também nos ajudou na instalação da vinícola”, conta Hortência.
A Campos de Cima passa agora a controlar todo o processo de produção, desde o vinhedo até a elaboração do produto final. Anteriormente, a vinificação ocorria nas instalações da Embrapa. “Isso nos permite um maior controle da qualidade dos nossos vinhos”, observa Hortência O projeto arquitetônico moderno e arrojado, mas ao mesmo tempo integrado à tradição e às características da região, tem a assinatura de Manuela Ayub, arquiteta e sócia da empresa. A vinícola possui ainda uma estrutura única na região da Campanha Gaúcha voltada para o enoturismo, onde as pessoas podem visitar, degustar e comprar os vinhos elaborados no local. “Queremos ser um ponto de referência no enoturismo da Campanha Gaúcha, aumentando nossa exposição e também nossas vendas”, frisa a proprietária.
Para Hortência, a grande expectativa com as instalações já está acontecendo, que é o aumento na qualidade dos vinhos tranquilos.  “Com a nossa nova equipe de Enologia e o novo prédio, registramos um grande salto qualitativo, sendo que já temos vinhos tintos e brancos premiados nacional e internacionalmente”, afirma. Destaque para o Assinatura 2015, Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxellas 2015; o Viogner 2014, que recebeu Comenda no International Wine Challenge 2015 e no Decanter World Wine Awards 2015, entre outras premiações.
Hoje, a Campos de Cima exporta para a Inglaterra e, recentemente, iniciou a comercialização de seus produtos para a Dinamarca, todos já vinificados nas novas instalações. Em parceria com a Skovgaard Vine, importadora dinamarquesa, a Campos de Cima leva ao país escandinavo seu espumante Brut, e os seus vinhos tintos Origem 2014 e Assinatura 2014. Além disso, seu recente lançamento, o rosé Irene Antonietta rapidamente se esgotou. “Estamos nos tornando uma vinícola conhecida por seus vinhos de edição limitada e que rapidamente se esgotam pela grande procura”, revela Hortência.

Os vinhedos da Campos de Cima foram implantados de 2002 a 2004. A primeira safra ocorreu em 2006, da uva Tannat, que gerou 5 mil garrafas de um vinho colocado no mercado em 2009. A vinícola cultiva ainda outras 10 uvas (Ruby Cabernet, Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec e Tempranillo). A venda é feita, quase que totalmente, direto ao consumidor pelo site www.camposdecima.com.br.

Nenhum comentário: