sábado, 22 de agosto de 2015

Salão do Churrasco & Lazer em São Paulo



 Patrícia Galasini conversando com Luiz Eduardo Batalha em seu lagar de azeite em Pinheiro Machado
Foto Danilo Ucha/JN

Patrícia Galasini, especialista em azeites, pizzas y otras cositas mas, como se diz lá na minha terra, está montando um Salão do Churrasco & Lazer, que obviamente, além da melhor carne de bovino e de cordeiro – talvez uns Highlander do Luiz Eduardo Batalha – apresentará grandes vinhos e bons azeites. Será nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no São Paulo Expo (antigo Imigrantes), voltado para os apreciadores de churrasco, mas, também, para os investidores que trabalham com o setor. Ela prevê, no mínimo. 5 mil visitantes. Ainda na fase de montagem, Patrícia está procurando produtores de gado e de cordeiros, industriais da carne e dos demais setores  que queiram participar e mostrar seus produtos.
A intenção é criar um evento multicultural, a ser realizado anualmente, no mês de novembro, aberto ao público em geral, com diversas atrações, além do churrasco – o carro-chefe. Além de celebrar o encontro e a pluralidade com atrações nacionais e shows, também terá um espaço só para Food Trucks com carnes, a novidade do momento. Haverá palestras – ela teve a gentileza de convidar-me para falar sobre cordeiro e sua carne – e debates.
Mercado há. Segundo a consultoria especializada no setor de agronegócios Scot Consultoria, para cada 1% de aumento na renda dos brasileiros, o consumo de carna cresce 0,5% ao ano. A preferência é nos cortes traseiros do boi, que contém partes mais nobres e com maior valor agregado, mas o pessoal do centro do País não sabe o gosto de uma bela costela de gado de origem européia – Hereford, Angus e Devon, por exemplo -, “bem gorda e bem salgada”, como dizem lá em Livramento.
O Brasil consoe cerca de 80% da carne produzida no País. E, mesmo assim, estamos nos primeiros lugares mundiais da exportação de carne. Pena que a maioria seja Nelore, que não é a carne mais saborosa nem a que consegue melhores preços nos mercados internacionais. Acontece que o maior rebanho brasileiro é de Nelore. Os gados de origem européia estão no sul. Mas, felizmente, estão aumentando os cruzamentos de Angus, Hereford, Devon e outros com os Nelore, melhorando a qualidade de sua carne.
A Patricia está procurando expositores e participantes nas áreas de frigoríficos, grills, churrasqueias, acessórios, carvão, móveis, formas, produtos para jardinagem, produtos de limpeza e serviços profssionais. Espera visitantes que sejam amantes de churrasco, consumidores de carnes em geral, empreendedores, churrasqueiros profissionais, empresários do setor, distribudiores, vendedores de carnes, donos de restaurantes. Será uma oportunidade para mostrar novos produtos e processos para carnes, lingüiças, queijos, molhos, vinhos, azeites. As palestras esclarecerão sobre carnes e churrasco. As empresas poderão vender seus produtos durante a feira. Algumas já confirmaram participação, como Boss BBQ, Parrilla Uruguaia, Porko Locco, Diego Belda, Char-Broil, Weber, Baden Baden e Schin. Na última vez em que conversei com ela, estava procurando o Valdomiro Poliselli Junior, grande criador de Angus e White Dorper, dono das fazendas e lojas de carne VPJ, para tentar sua participação no evento.

Quem estiver interessado no evento da minha amiga Patricia Galasini pode convesar com ela através dos telefones (11) 3071-2277/99194-4717, e-mail: Jairo@kpg.com.br, skype:jairosk. A festa, garanto, vai ser boa

Nenhum comentário: