terça-feira, 18 de agosto de 2015

Paladar exigente aquece demanda por carnes nobres, inclusive a de cordeiro

                                             A famosa picanha
                                Um bonito caré preparado à VPJ
                                 Fotos PecPress

Antes exclusividade de seletos restaurantes e churrascarias de alto padrão, os mais nobres cortes de carne bovina e de cordeiro estão, agora, acessíveis aos consumidores mais exigentes. Tal acesso se dá através da expansão das boutiques de carnes ou steak-houses, no termo importado do inglês, que diferentemente dos açougues, são espaços refinados, bem localizados e aconchegantes, com música ambiente, estacionamento próprio e uma equipe preparada para promover um atendimento personalizado. É um local onde qualquer pessoa pode esclarecer dúvidas sobre o preparo de uma Prime Rib, por exemplo, ou de uma picanha de cordeiro, corte até pouco inexistente no mercado; conhecer a procedência do produto adquirido ou mesmo sair com uma receita exclusiva capaz de torná-la um verdadeiro chef por um dia. E, por falra em receita, quem estiver interessado pode procurar meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro.

Para o empresário e pecuarista Valdomiro Poliselli Júnior, dono das lojas Stake Store – Certified Angus Beef em Campinas, Jaguariúna, Vinhedo e Pirassununga, no interior paulista, o sucesso deste segmento, mesmo diante do desfavorável cenário econômico atual, tem uma explicação muito simples: “o brasileiro é apaixonado por carne. O sabor incomparável de produtos seletos, feitos quase artesanalmente, desperta sensações de prazer e satisfação inexplicáveis. Quando se vive uma experiência como essa, não se quer saber de outra coisa”, explica o empresário.
Popular entre os grandes fazendeiros e apaixonados por festas de rodeio, Poliselli Júnior revolucionou o mercado de carnes nobres no interior de São Paulo quando fundou, em Pirassununga (SP), a VPJ Alimentos, um novo conceito “da fazenda à boa mesa”. Percebendo a necessidade dos consumidores, recusou vender gado a frigoríficos para desenvolver seus próprios cortes bovinos, ovinos e suínos certificados, reconhecidos por sua máxima qualidade.

Graças a uma preocupação recorrente com sabor, maciez e suculência foi que o empresário criou as linhas Angus Beef, Black Angus, Cordeiro (Dorper Lamb), Leitoa Caipira, Duroc Pork, hambúrgueres e linguiças exclusivas. Além das Steak Stores, os cortes da VPJ Alimentos são encontrados em restaurantes, churrascarias e produtos específicos são presentes em famosas redes fast food. Supermercados e entrepostos espalhados pelo país também estão incluídos entre os locais. Aliás, com poucos cliques, é possível adquirir todos esses produtos sem sair de casa, no site da Sociedade de Carne – Clube do Churrasco (www.sociedadedacarne.com.br).
Em virtude da crescente demanda por carne de qualidade, Valdomiro Poliselli Júnior decidiu inaugurar mais lojas próprias ou franquias, incluindo a capital paulista, atendendo tanto a “churrasqueiros de plantão” como a donas de casas sofisticadas. “Todas as Stake Stores adotam a linha arquitetônica western chic, conceito simples e ao mesmo tempo sofisticado. O atendimento é especializado, feito por funcionários que entendem tudo sobre carnes nobres e cortes diferenciados, tanto para churrasco, como gourmet”, explica Poliselli.
Segundo previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os embarques de carne bovina in natura brasileira para os Estados Unidos – acordo inédito firmado entre os dois países - começam já neste mês e a previsão inicial é para que o Brasil exporte 100 mil toneladas de carne por ano. “Os americanos vão importar carne brasileira, mas é preciso lembrar que eles são extremamente criteriosos com a qualidade. Esse é o produto que desejam comprar”, entende o empresário, que já faz contatos para ingressar com seus produtos.
A grande movimentação na VPJ Alimentos decorre da escolha certeira da raça bovina que inaugurou um novo conceito de produção de carne no Brasil. Quando desenvolveu seu plantel Aberdeen Angus – raça taurina de origem escocesa que se tornou sinônimo de qualidade de carne no mundo todo - Valdomiro fez importações maciças de embriões das melhores fazendas dos Estados Unidos, hoje o principal fornecedor de genética do Brasil. “Os norte-americanos são peritos em explorar o máximo potencial do Angus. Estamos em perfeita sintonia com eles. Todas as tecnologias em melhoramento genético que utilizamos, inclusive a seleção genômica, nasceram nos naquele país”, conclui o proprietário da VPJ Alimentos, que também tem unidades pastoris no Rio Grande do Sul, na Campanha.

Nenhum comentário: